Área do Paciente |

Termos de consentimento
Ao dar entrada na internação no HGU, são exigidos quatro documentos imprescindíveis para encaminhamento do paciente ao centro cirúrgico.

O objetivo desses documentos é comprovar que o paciente está ciente e concorda com o procedimento cirúrgico a ser realizado, cumprindo as normas internas que contemplam a política institucional de segurança do paciente.
Guia de internação
A Guia de Internação é um documento padrão instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e obrigatório às operadoras de saúde. Deve estar preenchida de forma completa e correta pelo médico e deve estar liberada previamente.
Termo de lateralidade Cirúrgica
A demarcação de lateralidade é uma prática internacional adotada para cirurgias ou outros procedimentos invasivos que serão realizados em um órgão/membro que existem nos dois lados do corpo (ex.: braço direito/esquerdo, rim direito/esquerdo).
O paciente ou responsável deve estar presente no preenchimento do termo, que deve estar assinado pelo médico.
Termo de consentimento cirúrgico (TCLE)
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) deve estar preenchido e assinado tanto pelo médico quanto pelo paciente ou responsável. O paciente deve solicitar esse documento ao médico e entrega-lo no check-in da internação.
Termo de consentimento de Anestesia
O documento assegura que o paciente autoriza a realização de anestesia ou sedação e que foi informado a respeito de qual anestesia/sedação será submetido, benefícios, riscos, complicações possíveis.
O termo deve estar assinado pelo médico e pelo paciente. Recomenda-se que o paciente agende uma consulta prévia com o especialista para entender o processo de anestesia/sedação e esclarecer todas as dúvidas.