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Recursos Próprios
GRI 203-1, 416-2
Desempenho 2021
Recursos próprios e posição da Unimed Ponta Grossa no mercado. Visão geral econômico-financeira
Hospital Geral Unimed
O Hospital Geral Unimed é um hospital verticalizado pela Unimed Ponta Grossa que iniciou as atividades em 01/11/2007 com objetivo de oferecer atendimento de alta qualidade aos pacientes por meio de uma estrutura de hotelaria diferenciada e com o jeito de cuidar Unimed. Atende pacientes particulares e do Sistema Unimed em todas as especialidades médicas, sendo as mais representativas: ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, urologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral e do aparelho digestivo. O hospital tem na gestão a diretoria executiva e três gerências (gestão de Provimento em Saúde, Assistencial e Administrativa-financeira). A estrutura funcional contempla:

12 times de trabalho: Terapia Infusional; SEPSE; Suprimentos; Glosa, Gestão de Leitos; Tromboembolismo Venoso (TEV); Identificação do Paciente; Comunicação; Terapia Medicamentosa; Cirurgia Segura; Queda; e Lesão de Pele.
18 comitês: Prontuários; Óbitos; Controle de Infecção Hospitalar; Farmácia e Terapêutica; Transfusional; Obras; Alta Segura; Processamento de Produtos para Saúde; Ética Médica; Prevenção de Acidentes; Terapia Nutricional; Terapia Antineoplásica; Segurança do Paciente; Crise; Perfurocortantes, Ética de Enfermagem; Radioproteção; e Cuidados Paliativos.
2 programas: Parto Adequado e (GPMQ).
8 protocolos instituídos que garantem a melhoria contínua no atendimento ao paciente e segurança: Profilaxia Tromboembolismo Venoso (TEV); Dor Torácica; Sepse; Cirurgia Segura; Time de Resposta Rápida (TRR); Atendimento ao Politrauma; Acidente Vascular Encefálico (AVE), e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

No início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, o HGU foi um dos primeiros hospitais de Ponta Grossa a preparar estrutura exclusiva e específica para atendimento de sinais e sintomas gripais, casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

A estrutura física do HGU conta com 135 leitos, distribuídos em:

• 90 Leitos Enfermaria/Apartamento
• 10 Leitos UTI Adulto
• 10 Leitos UTI Neopediátrica
• 18 leitos de longa permanência híbridos (UTI e enfermaria)
• 7 Berçário/Neonatalogia

O Hospital Geral Unimed é, atualmente, o segundo hospital de toda a rede credenciada do Sistema Unimed no Paraná que mais atende beneficiários de outras Unimeds do país, no chamado intercâmbio nacional. Já em relação às Unimeds paranaenses, o HGU figura no ranking dos 10 hospitais do estado que mais prestam atendimento aos beneficiários Unimed. Ao considerar os serviços próprios do Sistema Unimed no estado, o HGU é o que conta com maior representatividade.

O HGU trabalha com o sistema Informatizado Tasy, um sistema de Busienss Intelligence denominado de WK – Weknow.

Os médicos cooperados que atuam no HGU têm a remuneração baseada no modelo fee for service, no qual cada procedimento tem a quantidade de Unidade de trabalho (UT) referenciada na tabela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e o pagamento é realizado conforme quantidade de UT x moeda acordada anualmente com a operadora. Bem como nos atendimentos de pacientes em regime de internamento, os cooperados recebem pagamento adicional por performance que leva em consideração diversos critérios de qualidade no atendimento prestado.

Serviços prestados pelo HGU

O complexo hospitalar da Unimed possui 8.900m2 e tem a estrutura composta pelos seguintes serviços:

• Serviço de Diagnóstico por Imagem (CDU)
• Serviço de Remoção - ambulância simples/UTI
• Serviço de Hemodinâmica
• Unicon – Unimed Centro de Oncologia
• Laboratório
• Maternidade
• UTI Adulto e Neopediátrica
• Unidade de Longa Permanência
Unidade de Pronto Atendimento 24H: especialidades presenciais: Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia. Especialidades de sobreaviso: Ortopedia e Cirurgia Geral.
Laboratório próprio: hematologia, bioquímica, imunologia, urinálise, microbiologia, parasitologia / outros.
Centro de Diagnóstico Unimed (CDU): Ressonância; Tomografia; Ultrassonografia; Densitometria; Radiologia; Mamografia, Cardiotocografia; Ecografia; Eletrocardiograma; Biopsia Dirigida, Doppler colorido, Ecodopler.
Equipe Multidisciplinar: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos clínicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas.

HGU em números

Em uma estrutura que abriga mais de 200 unidades de atendimento, distribuídas entre leitos, salas cirúrgicas, hemodinâmica, pronto atendimento, observação, oncologia e serviços de imagem.

Em períodos sem pandemia, o hospital chega a realizar mais de 14 mil atendimentos por mês, sendo aproximadamente 7 mil deles no Unimed 24 Horas (unidade de Pronto Atendimento), 900 procedimentos cirúrgicos e 5 mil atendimentos de serviços de imagem.

De acordo com um levantamento feito pela cooperativa, o HGU representa cerca de 25% do número total de leitos dos 11 principais hospitais da rede credenciada da Unimed Ponta Grossa nos 16 municípios que compõem a área da ação da cooperativa nos Campos Gerais.

No relatório anual da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) de 2019, os dados demonstram que as cooperativas de saúde empregaram, aproximadamente, 6.500 funcionários em todo o estado. Desse total, a Unimed Ponta Grossa representa cerca de 13% desses empregos gerados, com grande parte dos trabalhadores atuando no hospital e recursos próprios relacionados a ele (70%). Hoje, a cooperativa médica conta com mais de 800 colaboradores.

Além de quase 80 mil clientes da cooperativa, o HGU também realiza atendimentos de cerca de 30 mil vidas, que são clientes de outras Unimeds do país, mas que residem na região e utilizam os serviços próprios e a rede credenciada da Unimed local.

Aproximadamente 54% dos internamentos do HGU são de pacientes da Unimed Ponta Grossa, 36% de outras Unimeds e 10% particulares.

O departamento de Suprimentos, que é corporativo, tem relacionamento com mais de 4 mil fornecedores e, em 2021, movimentou mais de R$ 70 milhões em compras para abastecer o HGU, o laboratório e a operadora.

Certificação de acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação

Entre os hospitais próprios do Sistema Unimed no Paraná, o HGU foi o primeiro a conquistar a Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Também o primeiro da região dos Campos Gerais a ter a certificação.

É o único dos Campos Gerais a contar com o selo de excelência pela ONA, conquistado no final de 2021. O Paraná conta com mais de 400 hospitais, sendo apenas cerca de 5% deles acreditados pela ONA. Ao considerar somente o nível 3, o HGU passou a ser o 9º do estado acreditado com excelência. Já na região dos Campos Gerais, o HGU continua sendo a única instituição hospitalar com acreditação.

Essa certificação é válida por três anos e, anualmente, são realizadas visitas de manutenção (auditorias) durante a vigência do período de Acreditação, conforme referência da ONA. Isso significa que o Hospital Geral Unimed atende aos três critérios de qualidade:

• cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
• cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
• cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Acreditação na área da saúde é sinônimo de segurança para o paciente. Utilizada mundialmente, a metodologia certifica a qualidade no atendimento e gestão de instituições de saúde. A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva.

O intuito do hospital com esses avanços nos degraus de acreditação é reforçar a filosofia do jeito de cuidar Unimed, alinhado com a preservação da segurança do paciente e do atendimento humanizado.

Inteligência Artificial

O HGU foi pioneiro na utilização da inteligência artificial para mineração de processos em ambiente hospitalar na definição dos protocolos assistenciais do Pronto Atendimento.

Segundo o Núcleo de Inteligência e Informação em Saúde, da Federação das Unimeds do Paraná, “a utilização dessa tecnologia na linha de qualidade e melhoria dos processos assistenciais auxiliou na definição de protocolos e da análise de conformidade dos atendimentos, contribuindo para o modelo de atendimento baseado valor em saúde, com o foco na qualidade da assistência e eficiência”.

O hospital também foi a primeira no estado, dentre os serviços próprios do Sistema Unimed, a iniciar a implantação da metodologia Diagnosis-related group (DRG), com o objetivo aprimorar a gestão de saúde baseada em valor para melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios.

Atualmente, o HGU conta com um banco de dados com aproximadamente 33.226 altas analisadas por especialistas da área focados em entregar uma qualidade assistencial de excelência e transparência entre as partes envolvidas (paciente, profissionais, prestador e operadora). Do total de prontuário codificados pela metodologia, mais de 70% referem-se a casos cirúrgicos e cerca de 30% são clínicos. Desde a implantação efetiva do sistema, foi possível identificar a diminuição de 1% da taxa de mortalidade.

Atuação do HGU na pandemia da Covid-19

O HGU, assim como toda e qualquer empresa, precisou reestruturar-se completamente para atender os pacientes suspeitos e confirmados de covid-19. Para isso, entre 2020 e 2021, o hospital investiu mais de R$ 10 milhões em várias frentes para o combate da pandemia em quatro pilares: infraestrutura, recursos humanos, processos e suprimentos:

a) Investimentos em infraestrutura física:
• Pronto Atendimento de campanha
• Ala Covid exclusiva para internamentos
• Adequação física para manter distanciamento dos profissionais nas áreas de convívio comum (vestiário, refeitório e estar médico)
• Aquisição de ventiladores, raio-x, máquina de hemodiálise e de eletrocardiograma antes do início da crise
• Visita virtual aos pacientes internados

b) Recursos Humanos:
• Desenvolvimento de equipe de monitoramento domiciliar
• Distribuição de N95 e PFF2 a todos os profissionais independente de atuar na linha de frente Covid
• Campanhas para fortalecimento e encorajamento das equipes na linha de frente Covid. Exemplo: “Heróis do Cuidado”
• Afastamentos dos profissionais de risco com redimensionamento da equipe
• Medição de temperatura dos profissionais na entrada e saída

c) Processos:
• Implementação do Comitê Estratégico de Crise Covid com avaliação diária do cenário, casos internados e tomadas de decisão
• Implementação do Comitê Técnico-Médico para Discussão dos casos suspeita de Covid
• Estruturação do Plano de Contingência (manual Covid HGU) - fluxos atendimento PA, internamentos, cirurgias, obstetrícia, pediatria, alta, óbito, protocolos, notificação, medidas de isolamento, visitantes e acompanhantes e outros
• Comunicação transparente para comunidade hospitalar através do Boletim diário com dados de atendimento interno e tomadas de decisão
• Notificação dos casos à epidemiologia
• Estrutura de treinamentos por vídeos e in loco, de forma contínua principalmente de paramentação e desparamentação de EPIs
• Serviço de monitoramento dos pacientes, contactantes e profissionais;

d) Suprimentos:
• Acompanhamento diário do consumo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir segurança e proteção da equipe assistencial
• Monitoramento diário do consumo de materiais e medicamentos
• Antecipação das compras no início da pandemia para 3 meses de consumo médio
• Fornecimento de medicamentos para tratamento respeitando a relação médico–paciente.

Projetos em desenvolvimento 2021/2022

• Implantação completa do Tasy html no hospital
• Implantação do Robô Laura
• Prescrições beira-leito
• Segurança patrimonial com controle por câmeras e estacionamento
• Projeto de ampliação - Torre 3
• Prospecção de novos convênios não-concorrentes
• Pronto Atendimento Digital

Laboratório Unimed
• A cooperativa conta com 23 laboratórios credenciados e uma rede de Laboratórios próprios composta por 8 unidades de coleta.
• O plano de verticalização, iniciado em 2017, segue em evolução, apesar do retorno para nossa rede de laboratórios credenciados de um laboratório do município de Ponta Grossa, em março de 2021. Mesmo com desse retorno, o Laboratório Unimed mantém uma carteira fiel de clientes, o que demonstra o atendimento padronizado e com altos níveis de qualidade e segurança, resultado dos investimentos da cooperativa em qualificação de recursos humanos, estrutura e processos:
• Nossa unidade matriz permanece localizada na Rua Carlos Osternack, 173, Vila Estrela, Ponta Grossa (PR), além de mais cinco unidades de coleta nos bairros de Uvaranas, Santa Paula, Oficinas, Jardim Carvalho e Nova Rússia, em Ponta Grossa, e duas unidades de coleta nas cidades da área de ação, uma em Castro e outra em Carambeí, para comodidade no atendimento aos beneficiários
• Em relação ao período pandêmico, mantivemos os protocolos e condutas de procedimentos instituídos desde o início da pandemia em 2020, baseados em evidências e protocolos já instituídos, prestando atendimento aos nossos beneficiários oferecendo os melhores exames para auxílio diagnóstico e terapêutico, tanto a nível ambulatorial quanto hospitalar, garantindo a qualidade e fidelidade dos nossos resultados.
• Ainda em relação à pandemia, em 2021 foram realizados: 5.146 exames de antígeno pré-internamento para o HGU; 1.157 exames de antígeno ambulatorial; e 19.706 exames RT-PCR. Foram mais de 26 mil testes para diagnóstico da Covid-19.

Em 2021, foi instituído um novo e próprio organograma, para melhor execução e supervisão das atividades desenvolvidas pelo laboratório, trazendo à tona a valorização das pessoas que vestem a camisa de empresa e melhorando consideravelmente o fluxo dos processos e das informações:

Em 2021, realizamos um total de 912.234 exames, entre exames de análises clínicas, biologia molecular, genética e anatomia patológica, representando um aumento de 36,4% em volume de exames em relação a 2020:
Exames Realizados
Em relação à oportunidades de trabalho, nossa equipe cresceu para que melhorássemos o suporte de atendimento aos beneficiários:
Dimensionamento de Equipe
Conquistas

• Único laboratório de análises clínicas no Paraná com a certificação de excelência (nível 3) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

• Ampliação das unidades Estrela (matriz) e Jardim Carvalho, concluída em março de 2021, para melhor comodidade no atendimento. Ambas com fluxo interno único de trajeto para o beneficiário, com acessos de entrada e saída separados.

• Melhorias nos sistemas utilizados pelo laboratório, ampliando a atuação com níveis tecnológicos de ponta: atualização da versão do sistema TASY para versão HTML5 e instituição do sistema de interfaceamento MATRIX, mesmo sistema utilizado pelo nosso principal laboratório de apoio, o que nos trouxe precisão e rastreamento impecável das informações. O Projeto Matrix foi considerado um projeto de grande sucesso pelo time de Tecnologia da Informação da Unimed. Como o sistema foi totalmente desenvolvido especialmente para nosso Laboratório, isso tornou os dados e processos personalizados dentro da nossa necessidade.

• Modernização dos setores de hematologia e microbiologia com a contratação de novos equipamentos e insumos com tecnologia de ponta.

• Reestruturação do almoxarifado com a aquisição de equipamentos profissionais e avaliação contínua de fornecedores.

• Contratação de um serviço de consultoria que iniciou o trabalho em dezembro de 2021, para que seja possível a instituição da metodologia LEAN, considerando a complexidade de nossos processos e a proposta de melhoria contínua.

• Início das ações relacionadas à certificação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), concedida pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), com o objetivo de proporcionar melhorias contínuas na qualidade dos serviços, educação permanente e atendimento aos requisitos da norma proposta.