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Mensagem da Diretoria
GRI 102-14
O ano de 2021 começou sob os fortes efeitos da pandemia, intensificados especialmente no primeiro trimestre. O início da vacinação criou expectativas de avanço e melhoria nas esferas econômica, política e social, mas alguns cenários permaneceram incertos, desafiando as estratégias e tomadas de decisão. Atravessamos o ano acompanhando as tendências e entendendo que nossos recursos próprios seriam imprescindíveis para nossos cooperados, colaboradores e beneficiários. A aposta foi assertiva. Conquistamos o nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tanto no Hospital Geral Unimed quanto no Laboratório Unimed, e encerramos o ano com resultados consistentes, fortalecendo nossa liderança na saúde suplementar dos Campos Gerais. Nos âmbitos assemblear, inovação, educação continuada, relacionamento e responsabilidade socioambiental, desenvolvemos e avançamos com ações e estratégias que, juntamente com nossa atuação e resultados operacionais e assistenciais, nos mantém com o foco em manter nossa cooperativa como referência em plano de saúde, entregando nosso propósito de cuidar de forma integrada, humanizada, eficiente com embasamento científico e mercadológico, favorecendo nossos beneficiários, cooperados, colaboradores e a comunidade.
GRI 102-1, 102-7, 102-5, 102-2

Unimed Ponta Grossa
Fundada em 07 de junho de 1978, a Unimed Ponta Grossa Cooperativa de Trabalho Médico é uma cooperativa médica de sociedade simples de responsabilidade limitada, com sede na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. A Unimed Ponta Grossa tem como principal objetivo a defesa econômica, social e cultural dos médicos cooperados, gerando oportunidades de trabalho e renda aos seus sócios. A cooperativa está ligada a Unimed Federação do Paraná, a qual é constituída por 23 singulares, as quais estão distribuídas por diversas regiões do estado e administradas de forma independente. Cada estado possui sua própria Federação, as quais constituem a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas Ltda., denominada como Unimed do Brasil, sendo este o órgão de representação máxima do sistema cooperativo de saúde suplementar, que agrega a totalidade das Unimed do país e é detentora legal da marca. A Unimed do Brasil é a representante nacional e internacional do Sistema das Sociedades Cooperativas Unimed e tem como missão integrar o Sistema Unimed, buscar o fortalecimento dos princípios cooperativistas e valorizar o trabalho médico.

Nossos números
. 551 médicos cooperados
. 847 colaboradores
. 78.911 beneficiários
. 2.582 empresas contratantes
. 40,14% de market share
. 16 municípios paranaenses compõem a área de atuação da Unimed Ponta Grossa
. 10 hospitais credenciados
. 96 clínicas credenciadas
. 24 laboratórios, sendo um próprio, com 8 postos de coleta
GRI 102-6, 102-4, 102-3
A Unimed Ponta Grossa atua, conforme definido em estatuto, nos seguintes municípios:
A sede principal, onde está a operadora do plano e os setores administrativos, fica localizada na Rua Santos Dumont, 1036, Centro, Ponta Grossa (PR).

Além disso, a cooperativa conta com uma rede de serviços próprios para melhor atender os beneficiários ou clientes:

Hospital Geral Unimed (HGU): Está localizado na Rua Carlos Osternack, 144, Vila Estrela, Ponta Grossa (PR).

Centro de Diagnóstico Unimed (CDU): Está localizado na Rua Carlos Osternack, 144, Vila Estrela, Ponta Grossa (PR).

Espaço Saúde Plena: Está localizado na Rua Nestor Guimarães, 111, 9º andar, salas 94 e 95, Centro, Ponta Grossa (PR).

Laboratório: Unidade matriz localizada na Rua Carlos Osternack, 173, Vila Estrela, Ponta Grossa (PR). Além deste, a cooperativa também tem mais sete postos de coleta por toda a região para facilitar a rotina dos beneficiários

GRI 102-7, 102-5, 102-2
Carteira de Clientes
A Unimed Ponta Grossa fechou o ano de 2021 com 78.911 beneficiários, resultado da satisfação dos clientes com a cooperativa, dos esforços da equipe de vendas e da política de relacionamento e fidelização com os clientes. Este saldo positivo representa um crescimento de 5,60% em relação a 2020, o que contribuiu para consolidar a participação de mercado da cooperativa em 40,14% de market share em nossa área de atuação, de acordo com os dados de novembro/2021, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Somada à participação de outras Unimeds na região dos Campos Gerais, o Sistema Unimed detém 63,31% do mercado.

No triênio compreendido entre 2019 e 2021, o crescimento acumulado da carteira foi de 11,64% e, em 2021, fomos a escolha de 4.156 novos beneficiários.
A escolha dos clientes
Mesmo em um cenário de insegurança, devido ao agravamento da Covid-19, e da retração comercial devido à pandemia e ao isolamento social, a Unimed Ponta Grossa conseguiu manter a carteira e conquistar novos clientes.

A interação com os clientes, por meio de suporte não só assistencial, mas também de gestão, especialmente para os clientes empresariais, com orientações técnicas sobre a pandemia, disponibilização de testes a baixo preço in company, para monitoramento da saúde e prevenção de contaminação em massa nas empresas, bem como disponibilização do sistema de gestão de monitoramento de saúde, denominado “Bem Cuidado”, desenvolvido pela nossa área de tecnologia da informação, sem custo para as empresas contratantes, foram fundamentais para maior estreitamento do relacionamento corporativo.

Nossos recursos próprios – Hospital Geral Unimed e Laboratório Unimed – totalmente estruturados para atendimento aos pacientes com Covid-19, impactaram, de forma muito positiva, nossos beneficiários, que se sentiram seguros e acolhidos na pandemia.

Nossa política de fidelização e retenção de clientes foi decisiva para que mantivéssemos e aumentássemos nossa carteira de clientes, por meio de negociações e parcelamento de débitos, migrações de planos e downgrade, tudo para que o cliente em dificuldade financeira conseguisse manter o plano de saúde ativo.

O fato de possuirmos um portfólio de produtos bastante robusto e diversificado, com 40 planos disponíveis nas acomodações enfermaria e apartamento, o que representa uma gama de 80 possibilidades de escolha para os clientes, tem sido muito significativa na conquista de novos clientes e manutenção dos atuais, tanto para upgrade quanto para downgrade.
Participação por tipo de contratação
Fruto da política comercial focada na venda de planos para pequenos e microempreendedores, a carteira de clientes tem crescido de forma contínua e sustentável na modalidade de planos coletivos.
O desenvolvimento e ampliação dos recursos próprios da Unimed Ponta Grossa fortaleceram a venda dos planos regionais e locais. Isso significa que os clientes destes planos usam exclusivamente a rede credenciada na área de ação e os recursos próprios da Unimed Ponta Grossa, ou seja, a receita fica com a própria Unimed, seus respectivos cooperados e prestadores de serviços credenciados.
Recursos Humanos Experience
A fim a identificar a percepção dos clientes e ouvir as ideias dos profissionais de Recursos Humanos para evoluir nossos serviços, realizamos, em 2021, em parceria com a Unimed do Brasil, o RH Experience, um debate colaborativo, em que contamos com a participação de profissionais de empresas contratantes dos mais diversos portes. Um encontro, onde traçamos a jornada do cliente na Unimed e que nos trouxe subsídios para ampliarmos e mantermos nossas entregas que são consideradas pontos fortes/promotores e desenvolvermos planos de ações para melhorarmos nossos pontos fracos/detratores. Tudo isso, com vistas à satisfação dos nossos beneficiários e crescimento da carteira de clientes.
GRI 102-10
Evolução da Rede Credenciada
A Unimed Ponta Grossa fechou o ano de 2021 com 78.911 beneficiários na carteira de clientes, caracterizando-se como uma operadora de médio porte perante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O atendimento deste significativo número de clientes exige a conformação de uma rede de prestadores capaz de suprir a demanda com qualidade e dentro dos prazos regulamentares. Desse modo, a movimentação de prestadores na rede credenciada da operadora, seja por inclusão ou exclusão, ocorre sob critérios técnicos (quantitativos e qualitativos) que levam em conta as necessidades de saúde do beneficiário e o equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa.

Em relação a 2020, não houve variação significativa no tamanho da rede credenciada:
O número de médicos cooperados apresentou queda de 1,25% no período, resultado do saldo negativo entre novas entradas (8) e desligamentos (15).

O número de clínicas credenciadas apresentou incremento de 3,23%. Neste segmento, o foco foi direcionado ao fortalecimento da rede para atendimento das chamadas Terapias Especiais, voltadas principalmente aos pacientes com diagnóstico de autismo, cuja demanda vem crescendo significativamente ao longo dos últimos anos.

Assim, foram incorporadas à rede credenciada duas novas clínicas em Ponta Grossa (Neurocorpus e Reabilite) e outra em Castro (Centro Terapêutico SF).

Não houve alteração no número de laboratórios credenciados de 2020 para 2021. No entanto, a composição da rede foi alterada, com a reversão de descredenciamento de prestador no município de Ponta Grossa e a exclusão de prestador no município de Imbituva, sendo a absorção das demandas deste município realizada por laboratório já credenciado.

A rede hospitalar se manteve inalterada em relação ao ano anterior.
GRI 102-9, 204-1
Fornecedores
Para realizar suas atividades e operações diárias, a Unimed Ponta Grossa conta com uma relação extensa de fornecedores de materiais, medicamentos, equipamentos, softwares, serviços, produtos, etc. Contamos com:

146 - Fornecedores Críticos - Materiais Hospitalares e Medicamentos

2864 - Fornecedores em Geral

Os fornecedores e prestadores de serviços críticos são auditados para qualificação e posteriormente acompanhados periodicamente. Para cada segmento definiu-se um checklist padrão baseado em legislações aplicáveis.

A compra dos suprimentos é, em sua maioria, referenciada por marcas consolidadas no mercado e com qualidade comprovada por órgãos competentes. A inspeção de recebimento é realizada por cada área assim que a entrega é feita e, para os suprimentos críticos, é realizada avaliação de fornecedor, no qual o resultado aponta se é necessário algum relato ao mesmo ou se está em conformidade com o contratado. Apesar de a cooperativa priorizar as compras com fornecedores de sua área de ação, com vistas à sua sustentabilidade econômica, contempla também em sua cadeia, fornecedores de várias regiões do Paraná e também de todo o Brasil.

Os materiais e produtos são adquiridos conforme necessidade reportada por cada área. Para negociação de valores, a cooperativa utiliza a Câmara Estadual e é participante do Comitê de Compras da Unimed Mercosul, que contém a tabela com fornecedores dos mais diversos materiais e valores negociados pelas Unimeds de todo o Estado e Região Sul.
GRI 102-12, 102-13
A Conquista da RN-452
A Unimed PG optou pela acreditação da operadora na Resolução Normativa 452 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2020 e, para fomentar o envolvimento dos colaboradores no atendimento aos requisitos da norma, uma campanha interna foi criada com temática lúdica inspirada no desenho A Caverna do Dragão.

Em 2021, foi dada continuidade com treinamentos, webinars, palestras, workshops e avaliações de problemáticas para fortalecer e aperfeiçoar os fluxos. Ao longo do ano, conseguimos observar a grande evolução em curto período.

Premissas básicas apresentadas no lançamento do Programa A Conquista da RN-452, processos bem definidos, tecnologias aderentes e apoio constante da alta administração proporcionaram o engajamento de toda a equipe. Além disso, tivemos a robustez em termos de capacitações proporcionadas pelas empresas certificadoras DNV e A4 Quality.

Os resultados obtidos na trajetória 2021 da Conquista da RN-452, rumo à acreditação, tiveram uma evolução de 147% medida pela avaliação diagnóstica em outubro de 2021, comparada à última auditoria de dezembro de 2020. Passamos de 55 itens atendidos para 136 em apenas 10 meses. Acreditamos na cultura organizacional de segurança do paciente, nos resultados positivos e na consolidação da marca no mercado, mantendo o foco no nosso principal propósito: cuidar de vidas.
Tecnologia da Informação
O ano de 2021 foi o segundo ano da pandemia, ano de consolidação do trabalho remoto e as conexões virtuais. A pandemia continuou afetando muitas áreas da cooperativa e demandou muitas entregas por parte da Tecnologia da Informação. Com isso, o time teve que atuar de maneira ágil e assertiva, principalmente dentro do Hospital Geral Unimed.

Neste contexto, aproveitando o baixo volume de atendimento eletivos, realizamos a atualização do sistema ERP do hospital, saindo da versão do Tasy Delphi para a versão do Tasy em HTML5, o que representou uma nova tecnologia, capaz de trazer ganhos tecnológicos e novas funcionalidades, principalmente visando a segurança do paciente. Destas novas funcionalidades, podemos destacar os sistemas beira leito e o ADEP. No segundo semestre, iniciamos o processo de troca do sistema ERP na Operadora, adotando nesta unidade de negócio o sistema Tasy em HTML5, principalmente buscando a unificação dos sistemas da operadora e os recursos próprios.

Pensando numa cultura de informações e dados, nosso time de desenvolvimento criou diversos painéis e indicadores que municiaram a equipe assistencial a cuidar dos nossos pacientes durante o período crítico da pandemia, e também apoiando as áreas para certificação da ONA Nível 3 no Hospital.

Em um evento chamado "Fala TI", os colaboradores da Tecnologia de Informação e Projetos resumiram e evidenciaram suas respectivas entregas e, desta vez, em sistema híbrido, tendo público presencial no auditório da Unimed e também apresentando virtualmente via plataforma Zoom. De uma forma descontraída, o time apresentou para as demais áreas da cooperativa as diversas atividades realizadas pela equipe durante o ano.

Software Selection: Projeto de seleção do novo sistema de gestão da operadora que substituirá o Biomeek desenvolvido pela Unimed Federação do Estado do Paraná. Neste projeto, foram desenvolvidas ações de benchmarking com outras Unimeds e de aprovação de requisitos por parte dos colaboradores, e software selecionado foi o Tasy da Philips.

Migra Tasy: Projeto de migração do sistema Biomeek para o Tasy da Philips em que, além da capacitação dos colaboradores, estão em realização a migração e validação dos dados do antigo sistema para o novo, a comunicação de todos os envolvidos e o desenvolvimento das integrações existentes.

Data Warehouse: Criação de um repositório único para armazenamento de todas as informações da cooperativa, facilitando a construção de informações relevantes ao negócio.
Coopera Mais: Desenvolvimento de softwares para o atendimento do programa Coopera Mais – Programa de Relacionamento com o Cooperado, facilitando o acesso às informações e a troca de comunicação entre a Unimed Ponta Grossa e respectivos cooperados.

Renovação e ampliação de parque computacional: Investimento de R$ 1,5 milhões na renovação e ampliação do parque computacional, contabilizando servidores e computadores e, desta forma, preparando a Cooperativa para a transformação digital.
GRI 102-10
Iniciativas externas
A cooperativa participa, apoia e é representada em diversos movimentos, projetos e ações da sociedade. Podem-se destacar a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

A Unimed Ponta Grossa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto ETHOS.

Em 2020, a Unimed Ponta Grossa foi reconhecida com o Selo Prata de Governança e Sustentabilidade. O selo é um processo de certificação bienal, conferido pela Unimed do Brasil, para cooperativas e sociedades auxiliares que compõem o Sistema Unimed e tem como objetivo estimular a implementação de boas práticas em Governança e Gestão para a Sustentabilidade.

Além disto, a cooperativa integra os seguintes sindicatos:

• Sindicato das Cooperativas Médicas do Paraná
• Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Passageiros Urbano, Municipal e Metropolitano
• Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná
• Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa
• Sindicato dos Técnicos em Radiologia do Paraná
• Unimed Federação do Paraná - Trilha de Gestão de Pessoas
• Unimed do Brasil - Comitê Gestão de Pessoas
Projetos de Responsabilidade Social
Todas as ações de responsabilidade social da cooperativa são viabilizadas a partir da doação financeira mensal que os cooperados realizam voluntariamente. Em 2021, ainda com restrições impostas pela pandemia, as adaptações de formato também precisaram ser estendidas aos projetos de Responsabilidade Social.
Espetáculo da Páscoa
Envio de 1.000 ovos de chocolate para comunidades carentes de Ponta Grossa e área de ação da Unimed Ponta Grossa.
Dia das Crianças
Foram entregues 500 kits, compostos por doces e brinquedos, às instituições parceiras da cooperativa em Ponta Grossa e área de ação.
Natal Cooperativo
Realizado há quase 20 anos, é um dos maiores projetos de responsabilidade social da Unimed. Tem o objetivo de contribuir com ações de solidariedade, visando relacionar-se com a comunidade na qual a Unimed Ponta Grossa está inserida, colocando em prática o sétimo princípio do cooperativismo que consiste na “Preocupação com a Comunidade”.

Para viabilizar a ação, mensalmente, cooperados contribuem, voluntariamente, com valores a fim de proporcionar a compra de brinquedos para crianças carentes de instituições parceiras, as quais recebem o presente do Papai Noel e um lanche.

Em 2021, foram doados mais de 2.300 brinquedos para as crianças das instituições: Centro Social Casa do Piá, A Associação de Proteção à Menina (APAM), a Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), o CMEI Profª Odysséa De Oliveira Hilgenberg, o Projeto Tio Mickey, a Associação Beneficente Lua Nova e a Comunidade no Distrito de Carambeí.
Parceria com o projeto Cuidar & Envolver & Amar com a cooperativa Castrolanda e Associação dos Funcionários da Castrolanda
A Unimed Ponta Grossa contribuiu com recursos financeiros para aquisição de oxigênio, máscara respiratória e kit higiene, a fim de contribuir com famílias em estado de vulnerabilidade das cidades de atuação por meio de intercooperação.
Projeto Linda de Lenço
Quando foi lançado, em 2019, o Projeto Linda de Lenço tinha objetivos modestos, voltados principalmente ao público local. Com o alcance do projeto em âmbito nacional de forma orgânica e bem sucedida, a cooperativa entendeu que, para 2020, o projeto deveria passar por algumas atualizações e melhorias, a partir da experiência vivenciada em 2019.

Em 2021, foram produzidos três vídeos para as redes sociais: um contextualizando o projeto e informando como seria executado em 2021; outro com uma médica explicando a importância do diagnóstico precoce e trazendo informações sobre a mamografia; e outro com o depoimento de uma paciente que passou pelo diagnóstico precoce, tratamento e está curada da doença.

Também foram mantidas a confecção e a doação de 500 lenços para instituições parceiras.
Campanha Doe Amor
Cooperados e colaboradores da Unimed Ponta Grossa arrecadaram alimentos, carnes, fraldas e produtos de higiene pessoal para doar às comunidades carentes de Ponta Grossa e área de atuação, em virtude da situação emergencial causada pela Covid 19.
GRI 102-11, 413-1
Projetos de Responsabilidade ambiental
Patrocínio ao Parque Vila Velha

Em 2021, a Unimed Ponta Grossa passou a ser a primeira empresa da região dos Campos Gerais a patrocinar o Parque Vila Velha, com uma parceria firmada entre a cooperativa e a Soul Vila Velha, concessionária do Parque.

O patrocínio faz parte da reestruturação das estratégias ambientais da cooperativa e vem ao encontro das as ações voltadas para mudanças de hábitos, conscientização ambiental e promoção de saúde, contempladas no Projeto Pense Verde, que está sendo implantado em toda a cooperativa.

A Trilha de Arenitos do Parque Vila Velha ganhou sobrenome e passou a se chamar “Trilha de Arenitos Unimed Ponta Grossa”. Foram instaladas placas educativas, com a marca Unimed, com dicas de exercícios ao ar livre, utilização de protetor solar e hábitos saudáveis, por todo o trajeto da trilha.
Na trilha, também foram instalados os Espaços Unimed, que são estruturas para que os turistas possam utilizar durante o passeio e aproveitar um momento de descanso em meio as belezas do Parque.
Em novembro, durante todo o dia, a Unimed Ponta Grossa promoveu para os visitantes do Parque várias apresentações da banda Casa Cantante, projeto que também tem o apoio da cooperativa, com canções voltadas ao público infantil. Enquanto os turistas aguardavam os ônibus para seguir nos passeios, assistiam às apresentações com músicas infantis, e uma canção escrita especialmente para essa ocasião “Itaqueretaba, a cidade extinta de pedra”, que conta a lenda de Vila Velha. Os shows eram finalizados com a música Superfantástico, fazendo alusão ao voo no balão estacionário no Parque.
Papa-cartão

Os cartões de PVC que são descartados de forma incorreta podem levar cerca de 500 anos para se decompor na natureza. O baixo percentual de descarte adequado causa grande impacto ambiental.

Pensando em contribuir com a redução desse impacto, a Unimed Ponta Grossa implantou, na sede administrativa, o Papa-cartão, uma máquina que tritura os cartões de PVC. Entre novembro (mês em que foi instalada) e dezembro de 2021, foram descartados 1.065 cartões, que serão destinados à reciclagem.

O PVC é um material 100% reciclável. Com os cartões coletados e descaracterizados é possível transformá-los em novos materiais, como capas de agenda, blocos de anotações, pranchetas e em novos cartões.
Doação de lonas

As lonas utilizadas na cooperativa em eventos e comunicações visuais são doadas para a produção de sacolas, nécessaires, estojos, pastas e, sempre que possível, esses materiais são adquiridos para utilização em ações internas da cooperativa, como conscientização do reaproveitamento de materiais.

A utilização de produtos feitos com lonas reaproveitadas começou a ser utilizada em 2021 pela área de Gestão de Pessoas, que entrega os uniformes aos novos colaboradores em sacolas de lona. Em 2021, foram doados aproximadamente 650 metros de lonas para a associação de costureiras da Aprosar.
Coleta de resíduos HGU

Todos os resíduos gerados no Hospital Geral Unimed são destinados de forma correta, por meio de um trabalho realizado pelo setor de Serviço de Hotelaria e Limpeza (SHL).

Abaixo, está descrito o circuito de todos os resíduos e quanto foi coletado em 2021.

- Resíduos infectantes e perfurocortantes: coleta é feita no HGU pela empresa Zero Resíduos uma vez ao dia, de segunda a sexta-feira, que realiza a descaracterização desses materiais em processo de autoclave, para envio a empresa CTR Vila Velha e encaminhamento ao aterro de resíduos não perigosos (sanitário). Infectante: 107.488Kg coletados Perfurocortantes: 6.593Kg coletados

- Resíduos químicos sólidos: coleta realizada no HGU pela empresa Zero Resíduos que faz a guarda temporária até a coleta pela empresa MTX para encaminhamento ao aterro industrial. Coletados 7.619Kg

- Resíduos químicos líquidos: coleta realizada no HGU pela empresa Zero Resíduos, que faz a guarda temporária até a empresa Serquip para posterior incineração. Coletados: 297,44 litros

- Resíduos recicláveis: coleta é realizada uma vez ao dia, de segunda a sexta-feira, no HGU pela empresa Recisul, que faz o processo de reciclagem.
Papel: 12.437Kg
Plástico: 12.359Kg
Metal: 40Kg

- Resíduos orgânicos: coleta realizada no HGU pela empresa Ponta Grossa Ambiental. Os resíduos são encaminhados para produção de biogás, sendo transformados em energia elétrica. Coletados: 11.680Kg

- Resíduos explantes*: coleta realizada no HGU pela empesa Zero Resíduos, posteriormente enviado para empresa CTR Vila Velha para encaminhamento ao aterro de resíduos não perigosos (sanitário). Coletados: 20,085Kg * Explantes cirúrgicos são dispositivos metálicos que foram implantados cirurgicamente em pacientes

- Resíduos eletrônicos: coleta realizada no HGU e na operadora pela empresa Chaves Ambiental, quando necessário, respeitando a demanda de descarte. A empresa realiza a desmontagem e descaracterização e, após, as sucatas de ferro, bateria e fios são enviados para a empresa GSM; e os componentes eletrônicos e metais em geral para a empresa Hamaya. Não realizada coleta em 2021.

- Resíduos pilhas e lâmpadas: a coleta é realizada no HGU pela empresa Maranata, conforme a necessidade da coleta, respeitando a demanda de descarte. Posteriormente, a coleta é realizada pela empresa Plantão Ambiental, Trandusec e/ou pela empresa Brasblend. Nessas empresas, as pilhas passam por encapsulamento e as lâmpadas por descontaminação e, em seguida, são encaminhadas ao aterro de resíduos com a empresa Essensis e/ou Brasblend.
Lâmpadas inteiras: 171
Lâmpadas pequenas e quebradas: ½ tambor
Pilhas: 110Kg

- Resíduos óleo vegetal: coleta realizada pela empresa Ambiental Santos, que faz a tratabilidade do óleo para confecção de produtos de limpeza e envio para produção de biodiesel. Coletados: 350 litros
Contribuições à Sociedade
Em 2021, a cooperativa também apoiou projetos municipais voltados à cultura e ao turismo. A Lei 13.526/2019 - Programa Municipal de Incentivo Fiscal a Cultura (PROMIFIC), permite que pessoas e empresas incentivem projetos culturais de Ponta Grossa por meio do encaminhamento de até 60% do IPTU aos projetos aprovados pela prefeitura.

A partir da viabilização desta lei, a Unimed Ponta Grossa avaliou os projetos disponíves e destinou R$ 6.000,00 ao projeto Casa Cantante – Cantiga Animal, beneficiando 1.300 crianças. A iniciativa prevê a apresentação de shows gratuitos em praças espalhadas na cidade. O repertório expressa a preservação e a conservação da fauna brasileira.

Já no âmbito de incentivo ao turismo, a Unimed Ponta Grossa patrocinou seis corridas locais, por meio da Lei 12.066/2014 - Programa Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico (COMTUR/PG). As provas apoiadas pela cooperativa foram a Corrida Rústica Corrida Buraco do Padre; as 4 etapas do Circuito de Corridas Rua Ponta Grossa; e a 1ª Maratona de Ponta Grossa. Ao todo, os eventos contemplaram 4.900 atletas e o patrocínio totalizou R$ 32.500. Além do incentivo ao turismo à região, a iniciativa também está alinhada com um dos pilares do negócio que é o incentivo à prática de atividade física e à mudança de hábitos.
Prêmios e Conquistas
Inova + Saúde
Promovido em parceria entre a Seguros Unimed e a Unimed Brasil, visa fomentar o desenvolvimento econômico e social no Sistema Unimed, reconhecendo as cooperativas pelo desenvolvimento e realização de ações de inovação e empreendedorismo no âmbito da saúde.

Na edição de 2021, a Unimed Ponta Grossa inscreveu seis projetos e foi finalista com quatro:

- Bem Cuidado (categoria Epidemiologia, Saúde e Bem-estar)
- Interligado (categoria Marketing)
- Heróis do Cuidado (categoria Gestão de Pessoas)
- A Conquista da RN 452 (categoria Gestão de Pessoas)

Na fase final, dos 25 projetos escolhidos em nível nacional, 16% foram da Unimed Ponta Grossa, sendo a cooperativa com mais ações nessa fase, além de única a ter dois projetos finalistas em uma mesma categoria.

O Bem Cuidado foi o grande vencedor nacional da categoria Epidemiologia, Saúde e Bem-Estar.

Comunicação e Marketing
Após dois anos em hiato, a Unimed do Brasil retomou o Prêmio Nacional de Marketing e Comunicação, com a finalidade de reconhecer as boas práticas das cooperativas, bem como compartilhar e disseminar as estratégias, possibilitando que sejam replicadas nacionalmente.

Na edição 2021, a Unimed Ponta Grossa estreou no pódio do Prêmio e, entre as Unimeds de médio porte de todo o Brasil, foi premiada com um ouro e dois bronzes:

- Ouro: campanha Heróis do Cuidado (categoria Ações com o Colaborador)
- Bronze: ação Mês do Cliente (categoria Ações com o Cliente e/ou Sociedade)
- Bronze: parceria com Parque Vila Velha (categoria Campanha Publicitária)

O prêmio contemplou ações e campanhas realizados entre 2019 e 2021. Os critérios de avaliação envolvem aplicação correta das diretrizes de marca, conceito criativo, estratégia e contextualização e resultados alcançados.
500 maiores do sul
Pelo terceiro ano consecutivo, a Unimed Ponta Grossa integrou o ranking das 500 maiores empresas do sul do Brasil, segundo publicação da Revista Amanhã em parceria com a PwC.

Ao todo, foram 23 cooperativas paranaenses entre as 500 empresas. A Unimed Ponta Grossa, em 2021, apareceu em 410º lugar do ranking geral.

A metodologia utilizada considera, primordialmente, o Valor Ponderado de Grandeza (VPG) de cada empresa, que pondera três números do balanço: patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido ou prejuízo.