Notícias |

NOTÍCIAS
23/09/2021
HGU realiza ações para comemorar Dia Mundial de Segurança do Paciente
Intuito foi aliar conhecimento e reforço de protocolos relacionados à sepse de forma lúdica e participativa.
Na última semana, o Hospital Geral Unimed (HGU), promoveu ações internas para lembrar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro.
 
A segurança do paciente é uma das principais premissas assistenciais da instituição e, com o objetivo de reforçar conhecimento, diretrizes e protocolos junto aos colaboradores, foram promovidas dinâmicas e atividades voltadas especialmente à sepse.
 
Antigamente conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma infecção generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e pode levar à falência dele, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.
 
Intitulada de “Pense, pode ser sepse!”, a movimentação promovida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) consistia em um mural itinerante em que as equipes respondiam a um quiz e recebiam informações técnicas e orientações.
 
“A ação é uma oportunidade para conscientizar, orientar e treinar o corpo clínico e a equipe assistencial da importância de realizar a detecção precoce e ter um desfecho clínico favorável”, explica Raissa Iurkiv, enfermeira da CCIH.
 
A identificação precoce da sepse permite um tratamento mais adequado, pois o uso de antimicrobianos específicos na primeira hora, logo após o diagnóstico, são medidas de manejo da infecção que possibilitam a sobrevivência do paciente.
 
Para a técnica de enfermagem Ana Maria Esteves, a promoção desse tipo de atividade contribui para a constante capacitação das equipes e compartilhamento das informações de forma leve.
 
“Foi um jogo super divertido de perguntas e respostas, que contagiou a equipe de forma dinâmica e criativa e nos fez pensar rapidamente e indicar os sinais precoces de sepse. Pudemos participar sem que comprometesse o atendimento ao paciente. Eu adorei”.
 
De acordo com Idiamara Rech Castilho, coordenadora da área de Provimento em Saúde, as constantes ações educativas contribuem para melhoria dos processos. “A equipe de profissionais do HGU está sempre alerta e acompanha de perto todos os pacientes, mas existem alguns perfis que demandam mais atenção. Por isso, estamos sempre movendo ações educativas e orientando os profissionais com o nosso jeito de cuidar, focando nas melhorias nos processos e oferecendo um serviço seguro para os nossos pacientes”.



Leia também: HGU implanta Robô Laura Inteligência Clínica para auxiliar no diagnóstico precoce de sepse 

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU/Provimento em Saúde