Notícias |

NOTÍCIAS
17/09/2021
HGU realiza segundo implante de cateter sem necessidade de cirurgia
Procedimento conhecido como TAVI é realizado em pacientes com maior risco em casos de cirurgias tradicionais
Na última semana, o Hospital Geral Unimed (HGU), realizou, pela segunda vez, um implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI).
 
O procedimento é considerado minimamente invasivo, pois não há necessidade de incisão no tórax do paciente. Na TAVI, o acesso é feito pela perna do paciente, pela artéria femural, que chega até a válvula cardíaca e possibilita o reparo da válvula.
 
De acordo com a cardiologista Elise Santos Reis, esse tipo de intervenção é indicado para os pacientes que, normalmente, têm outras comorbidades e também têm mais risco se forem submetidos à cirurgia “aberta”.
 
“É um procedimento feito em pacientes específicos como uma opção de tratamento àqueles que teriam chance de alta mortalidade se fosse para uma cirurgia cardíaca tradicional de grande porte, sujeita a complicações inerentes a esse tipo de cirurgia”, explica a médica.
 
O procedimento foi realizado na unidade de Hemodinâmica do hospital e contou com uma equipe formada por cardiologistas, profissionais de enfermagem, anestesista e equipe da unidade de terapia intensiva. “Toda a equipe da cirurgia cardíaca também estava preparada, caso houvesse qualquer intercorrência durante a TAVI e fosse necessária a intervenção convencional”.
 
A paciente, de 66 anos, já recebeu alta e se recupera em casa. 

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU