Notícias |

NOTÍCIAS
06/08/2021
Visita do Adeus no HGU conforta e humaniza despedidas
A ação é promovida pelo Time Jeito de Cuidar e visa tornar menos traumático o processo de luto para os familiares.
O Hospital Geral Unimed implantou, dentro das diretrizes de hospitalidade e humanização, a Visita do Adeus, que visa proporcionar a despedida entre paciente e familiares.

Diariamente, os pacientes internados são avaliados em relação à elegibilidade para acompanhamento por uma equipe multidisciplinar e, aos familiares daqueles que não estejam no grupo de risco, é proporcionada a visita, juntamente com suporte psicológico.

Segundo Juliane Scheifer, psicóloga hospitalar, “a visita do Adeus ocorre para minimizar a angústia dos familiares mais próximos e facilitar o processo de luto, com intuito de oferecer uma assistência digna e suporte adequado neste momento tão difícil”.

Durante a pandemia, os protocolos de vista do hospital foram revisados e atualizados com restrições rígidas, para garantir a segurança tanto dos pacientes quanto dos familiares visitantes.

Com o decorrer da pandemia, e a partir da análise contínua da situação dentro da instituição, a flexibilização e as exceções passaram a ser analisadas individualmente pela equipe multidisciplinar, considerando riscos, benefícios e garantindo o fornecimento de EPIs.

Os pais de N.C. estiveram internados ao mesmo tempo na unidade de terapia intensiva do hospital e foi um dos casos em que a equipe conseguiu proporcionar um encontro com segurança. “Sei que foi feito o possível pela recuperação deles e, principalmente, pelo bem emocional dos meus pais e da minha família. Fiquei muito feliz por poder vê-los. O que mais me marcou e nunca vou esquecer foi a iniciativa de vocês terem juntado meus pais no dia da morte da minha mãe; Me emociona e me conforta muito ver a foto dos dois juntos e de mãos dadas”.

Caso seja o desejo da família, a equipe do hospital faz o registro das visitas. “Minha visita foi importante e, como foi gravada, posso rever a despedida muitas vezes. Nesta fase de luto, a fé e a religião ajudam muito. Eu pratico rituais de fé conforme ela praticava e isso me conforta a falta dela”, conta R.A., que se despediu da mãe.

G.D. perdeu a irmã e ela e a família puderam compartilhar um último momento. “Agradeço muito pela compreensão e atenção que tivemos. Era um momento em que queríamos estar perto, passando mais segurança, amor e carinho a ela”.

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU/Time Jeito de Cuidar