Notícias |

NOTÍCIAS
02/08/2021
HGU ganha novo protocolo de prevenção e tratamento de lesões
Semana foi marcada também por ações educativas e capacitação especial sobre prevenção de lesões de pele.
O Hospital Geral Unimed (HGU) lançou um novo protocolo de cuidados com a pele. O novo documento traz, de forma mais objetiva e simplificada, as informações e diretrizes de como se deve tratar e prevenir as lesões de pele na instituição.

Segundo a enfermeira Michele Maier, coordenadora assistencial, “a revisão do protocolo também trouxe, de forma clara, a atuação do time. Agora, o protocolo traz a atribuição de cada um, no sentido de que nós, enquanto time de Cuidados com a Pele, estamos como suporte para avaliar os pacientes, definir as melhores medidas de tratamento e fazer a interface com o médico assistente, para alinhar as intervenções necessárias”.

Para marcar o lançamento, o hospital promoveu ações internas entre as equipes de enfermagem ao longo da última semana. 

Na terça (27/07), os enfermeiros participaram de um treinamento a respeito de lesão por pressão, que foi ministrado por Emanoel Severo, estomaterapeuta e especialista em controle de infecção. Segundo Laiza Moura, enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do HGU, o objetivo principal foi manter os profissionais atualizados, com foco em prevenção, para melhor assistência aos pacientes.

“Os enfermeiros são líderes do cuidado e principais multiplicadores desses conhecimentos e autonomia para praticar os cuidados baseados na literatura e no protocolo padronizado para levar o melhor ao nosso paciente”, comenta.

O HGU segue as seis metas internacionais de segurança do paciente e, entre elas, está a prevenção de lesão de pele. Laiza explica que os pacientes de UTI e de internação prolongada são os mais propensos a desenvolver as lesões. 

“Alguns casos são inevitáveis, pelo quadro clinico e pelos dispositivos que o paciente está usando, por exemplo. E, quando isso ocorre, o enfermeiro tem que estar preparado para tratar e conseguir conduzir esse cuidado da melhor forma possível. E, com o treinamento, pudemos reforçar também a classificação das lesões e os tipos de cuidado mais adequados para cada um, para cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente e melhoria na qualidade do cuidado”.

 
Ação temática

Na quarta-feira (28/07), o espaço em frente ao refeitório ganhou uma decoração especial. Um quiosque com o tema de festa junina chamou atenção dos colaboradores, que foram abordados pelo Time de Cuidados com a Pele e puderam participar de uma pescaria educativa.

Cada peixe tinha um número, equivalente a um tipo de lesão. O participante deveria comentar sobre as ações de prevenção daquele tipo de lesão e também as formas de tratamento.

De acordo com Michele, no quiosque também foram disponibilizados materiais sobre práticas de prevenção, curiosidades e as fotos dos membros do time, para facilitar a identificação por parte das equipes assistenciais.

“Outra ação para divulgação do protocolo foi um jogo itinerante nas áreas, em que os colaboradores sorteavam cartas e respondiam questões sobre características das lesões, prevenção e tratamento. Nessas atividades, além de reforçar o novo protocolo, também pudemos atuar no conhecimento e nas possíveis dúvidas”, finaliza.

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU