Notícias |

NOTÍCIAS
19/05/2021
Semana da Enfermagem no HGU contou com programação especial
Além de ações de valorização dos profissionais, as áreas assistenciais também receberam a visita de Florence Nightingale
Em 12 maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e, para simbolizar o reconhecimento aos profissionais, o Hospital Geral Unimed (HGU) promoveu uma semana com atividades especiais, entre os dias 10 e 14.

A abertura da Semana de Enfermagem do hospital foi com a participação de voluntários Mãos Sem Fronteiras, que atuam com técnica terapêutica de estimulação neural em sessões de 15 minutos. A técnica contribui com a diminuição do estresse e da ansiedade.
Terapias integrativas também fizeram parte das atividades. Durante o intervalo do almoço, os colaboradores puderam usufruir de um momento de relaxamento com o Reiki, realizado pelo educador físico do SESMT, Cristiano Olegário. A meditação e a abstração da mente ficaram por conta da palestra “Conexão consigo mesmo”, com a facilitadora Rosilene Gomes.

A importância do cuidado com a saúde física foi reforçada com atividades como aulas de ginásticas, dança, pilates e alongamento, realizadas em parceria com a Academia Living.

Para a técnica de enfermagem Fernanda da Silva Martins, a comemoração de datas como essa são importantes, especialmente em contextos críticos como o atual. “Estamos em um momento muito difícil onde não temos oportunidade de sair ou se reunir. Passamos a maior parte da nossa vida em nosso trabalho cuidando dos familiares dos outros e precisamos também cuidar de nós mesmos”.
 
 
 
Visita de Florence Nightingale

O destaque da Semana de Enfermagem ficou por conta da visita de Florence Nightingale às diversas áreas do hospital.
 
A enfermeira Karine Dudkiewicz, coordenadora das unidades de terapia intensiva, se caracterizou como a enfermeira-símbolo da profissão, que foi uma reformista social britânica e fundadora da enfermagem moderna.
 
Durante a passagem pelas áreas da instituição e o encontro com as equipes, foram distribuídos brindes e feita uma dinâmica de perguntas e respostas, intitulada de Quiz da Florence. O objetivo foi relembrar a história da Enfermagem e trazer uma reflexão às equipes sobre a profissão ter sido fundada em tempos difíceis e superados por Florence, com práticas utilizadas até hoje.
 
“Neste momento, vivenciamos a exaustão e sofrimento emocional dos profissionais de saúde, que dobram turnos e trabalham incansavelmente no cuidado e assistência aos doentes, se dedicando em salvar vidas, então focamos na motivação, na luta diária dos colaboradores protagonistas do cuidado frente à pandemia, na gratidão, reconhecimento e carinho a todos os profissionais de enfermagem no HGU”, explica a enfermeira Laiza Moura, do Núcleo de Educação Permanente do HGU.
 
A técnica de enfermagem Aila Bezerra de Freitas deu um toque especial à visita da Florence na unidade de internação do 3º andar. Entusiasta do canto, ela aproveitou a oportunidade para dedicar uma música aos colegas. “Essas ações são importantes para que a gente se sinta importante e para saber que as pessoas pensam na gente. Nossa classe é muito criticada e cobrada e, muitas vezes, somos esquecidos. Essas homenagens fazem a gente refletir sobre quem somos como profissionais e pessoas”.  

LEONARDO MORDHOST
Fonte: HGU