Notícias |

NOTÍCIAS
07/05/2021
HGU promove ações internas no Dia Mundial de Higienização das Mãos
Objetivo é reforçar a importância da prática na redução de infecções hospitalares relacionadas à assistência
Na última quarta (05), quando é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, O HGU promoveu uma ação especial para os colaboradores, em uma parceria entre as áreas de Provimento em Saúde e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Os colaboradores que passassem em frente ao refeitório, puderam participar de uma atividade lúdica, inspirada no programa “Show do Milhão”. Intitulada de “Show da Higienização das Mãos”, a dinâmica contou com um colaborador caracterizado como apresentador de TV e consistia em perguntas sobre o tema.  Aqueles que acertassem as respostas, ganhava um brinde.

Durante todo maio, a CCIH também irá realizar treinamentos nas áreas, em consonância com as políticas de educação continuada dentro da instituição e, para marcar o enceramento do mês voltado à importância da prática, o HGU irá realizar uma live com a infectologista Juliana Schwab.

De acordo com Idiamara Castilho, coordenadora de Provimento em Saúde do hospital, a higienização das mãos é reconhecida como uma medida primária e importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. “Uma assistência segura é a soma de ações de boas práticas dos profissionais de saúde, de processos e sistemas adequados na instituição. Esperamos que a continuidade dessa prática permaneça garantindo a segurança do paciente em nosso hospital.”
 
 
Sobre a data
O Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 05 de maio, foi uma data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2007. Neste dia, organizações do mundo todo desenvolvem ações para conscientização dos profissionais de saúde e comunidade em geral sobre a importância da prática na prevenção de infecções e promoção à saúde.

LEONARDO MORDHOST
Fonte: HGU