Notícias |

NOTÍCIAS
31/03/2021
HGU promove ação sobre segurança do paciente
O intuito foi reforçar as seis metas internacionais de segurança do paciente junto aos colaboradores
A área de Provimento em Saúde do Hospital Geral Unimed (HGU), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Gestão de Risco, promove, nos dias 31 de março e 1º de abril, uma ação interna para os colaboradores do hospital.

No primeiro dia de abril, comemora-se o Dia Nacional de Segurança do Paciente e a enfermeira coordenadora de Provimento em Saúde, Idiamara Rech Castilho, explica que a ação faz parte das políticas de educação continuada da instituição.

“A cultura de segurança do paciente fortalecida traz benefícios para nossos pacientes e também ao nosso profissional. Nosso objetivo é oferecer um cuidado de qualidade e seguro, resultando em melhoria da saúde de quem recebe nossos cuidados”.

De forma itinerante, as equipes marcaram presença em todas as áreas assistenciais e administrativas do HGU, reforçando a importância das seis metas internacionais de segurança, esclarecendo dúvidas e entregando brindes.

“Essa ação é considerada estratégica para a minimização de eventos adversos evitáveis na assistência à saúde dos pacientes e a conscientização geral em prol da segurança de todos”, ressalta Idiamara.
 
Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Foram criadas em 2006, pela Joint Commission International (JCI), uma instituição sem fins lucrativos, responsável pela acreditação hospitalar nos Estados Unidos. O objetivo das metas é garantir e disseminar as melhores práticas, de padrão global, que reduzem a exposição a riscos, garantindo a segurança dos pacientes.

Os processos de segurança do paciente também são umas das principais premissas da Organização Nacional de Acreditação (ONA), pela qual o HGU é certificado em nível pleno.

As seis metas são:
1) identificar corretamente o paciente;
2) melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
4) assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
5) higienizar as mãos para evitar infecções; e 6) reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU