Notícias |

NOTÍCIAS
20/09/2023
HGU inova no acolhimento de pacientes da Hemodinâmica
Consulta de enfermagem busca aliar humanização, segurança do paciente e de processos
Prestes a completar um ano, o projeto de consulta de enfermagem do Hospital Geral Unimed (HGU) já identifica bons resultados, especialmente nos níveis de preocupação e ansiedade dos pacientes que vão passar por cateterismo cardíaco na unidade de Hemodinâmica.

Após o agendamento da cirurgia, o hospital entra em contato com o paciente e marca uma visita à instituição para que a enfermeira explique toda a jornada do cuidado dentro do hospital.

Na consulta, o paciente conhece todos os setores pelos quais irá passar desde a chegada até o final do internamento, os materiais que serão utilizados no procedimento e a equipe da Hemodinâmica. Também é feito um checklist para orientar a respeito de anestesia, liberação de guias e uso de adornos, para verificar todos os exames necessários, se o paciente faz uso de alguma medicação, se tem alergia, e se é necessário jejum ou algum preparo específico para a cirurgia a qual será submetido.

De acordo com Camila Sieklicki, enfermeira responsável pelo projeto, o HGU é o único hospital de Ponta Grossa a contar com essa etapa pré-operatória. “Durante a consulta, realizo uma avaliação abrangente do paciente. Considero fatores como indicação do procedimento, histórico médico, medicações em uso, exames prévios e condições que possam influenciar o resultado do procedimento. Além disso, são fornecidas orientações detalhadas, cuidados com o local de realização do exame, curativo, tempo de permanência hospitalar e outras informações relevantes. Um questionário no prontuário eletrônico, complementado por orientações impressas, otimiza esse processo. A consulta de enfermagem pré-cateterismo cardíaco é uma prática fundamental que ressalta o papel da enfermagem na promoção de cuidados eficazes e seguros. Contribui para a compreensão do paciente sobre o exame, oferece informações de alta qualidade e controla as expectativas, resultando em um cuidado mais completo e satisfatório. Além disso, demonstra o valor da colaboração interdisciplinar no ambiente hospitalar, onde médicos, enfermeiros e demais profissionais trabalham juntos para o benefício do paciente”.

Quando não há a possibilidade de comparecimento presencial no hospital para a consulta, o fluxo é feito por meio telefônico ou digital.
Eladir Mourão, que recentemente passou por um cateterismo conta que não conhecia essa prática do hospital e que foi uma surpresa positiva. “Achei muito importante esse contato. Com a enfermeira explicando tudo, o procedimento fica mil por cento, me senti mais segura, mais tranquila. Quando cheguei aqui, já perguntei por ela e ela estava aqui. Se não fosse isso, eu chegaria muito mais tensa, então foi muito humano esse contato”.

Para Luciane Zanetti, gerente assistencial do HGU, o diferencial está, inclusive, na individualização pré-operatória. “Cada pessoa tem uma forma de entender as coisas e é uma forma de personalizar o esclarecimento de dúvidas, ter a certeza que ficou tudo claro dentro do nível de entendimento de cada um”.

Além dos aspectos de humanização, a consulta de enfermagem reflete na segurança do paciente e dos processos.
“Contribui para que todas as etapas de um processo crítico, como uma cirurgia, sejam garantidas o desfecho geral acaba sendo muito mais efetivo. De diversas formas, reduz o impacto em estrutura, reagendamento, dimensionamento de equipe e também no psicológico do paciente, que se preparou para aquele dia, para aquele momento. Hoje, a gente já observa que cancelamentos de procedimentos por motivos de falta de documentação, ou esquecimento de algo, por exemplo, estão praticamente zerados. É uma garantia assistencial e de humanização que contribui também para que a instituição atue, cada vez mais, dentro da sua missão”, finaliza Luciane.

Dentro da área de cardiologia, além da unidade de Hemodinâmica, o HGU realiza também cirurgias de alta complexidade e dispõe da UCardio, o serviço de urgências e emergências cardiológicas.
 

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU