Notícias |

NOTÍCIAS
04/07/2023
Saiba como funciona o centro cirúrgico de um hospital
A Unimed Ponta Grossa preparou um material especial para explicar, em detalhes, como funciona o setor mais utilizado do HGU.
          O centro cirúrgico pode ser considerado o coração de um hospital, pois é por ele que passa a maioria dos pacientes que utilizam o HGU. É no centro cirúrgico que circula grande parte dos profissionais que trabalham na instituição.

          Por isso, a cooperativa separou as principais informações para você conhecer um pouco mais como funciona esse setor tão importante dentro do hospital.



1)      O que paciente precisa fazer antes de uma cirurgia?
Nas cirurgias agendadas, que são chamadas e eletivas, o paciente passa por várias etapas antes do internamento. A primeira é o agendamento da cirurgia. Depois, o paciente realiza os exames necessários, que são solicitados pelo médico, e a consulta pré-anestésica, feita com um anestesista. Existem documentos importantes também, que precisam ser assinados pelo médico e pelo paciente, como o Termo de Consentimento e o Termo de Lateralidade. Ao assinar o Termo de Consentimento, o paciente confirma que foram repassadas a ele todas as informações referentes à cirurgia e os possíveis riscos. Já o Termo de Lateralidade se refere ao lado correto em que vá ser realizado um procedimento em algum órgão que existam dois no corpo humano, como pé, mão, pulmão, rim (direito ou esquerdo).
 
 
2)      Quais são as etapas no dia da cirurgia?
No momento do internamento, você entrega todos os documentos pré-cirúrgicos ao dar entrada no hospital. Antes de subir para o centro cirúrgico, são conferidas todas as informações, como nome do paciente, tipo de cirurgia, local da cirurgia, nome do médico etc. Quando o paciente sobe para a sala pré-operatória, todas estas informações são conferidas novamente, de acordo com o protocolo de cirurgia segura do HGU.
 
3)      Quais os riscos de uma cirurgia?
Todo procedimento cirúrgico tem riscos inerentes do próprio tipo de cirurgia, dependendo do paciente, do caso e da complexidade. Já no que diz respeito à segurança dentro do ambiente cirúrgico, o hospital dispõe de vários protocolos. Um deles é o de cirurgia segura, que conta com três etapas: 1) feito no momento do internamento, quando são conferidos e confirmados todos os dados e informações sobre o paciente; 2) feito no centro cirúrgico, onde é feita uma dupla-checagem de todas as informações novamente. Após, e com a presença de toda a equipe, são conferidos e contados todos os materiais a serem utilizados no procedimento, antes do paciente ser anestesiado; 3) conferência e contagem novamente de todos os materiais utilizados na cirurgia.
 
4)      Em que momento é feita a anestesia antes de uma cirurgia?
No HGU, os pacientes só são sedados no centro cirúrgico, após a conferência de todas as informações e com a presença de toda a equipe na sala. As exceções são avaliadas pela equipe médica em casos muito específicos. Tanto antes da cirurgia quanto no pós-operatório, a equipe fica à disposição para orientar, acalmar e acolher, a fim de deixar o paciente o mais tranquilo possível.
 
5)      O que acontece depois que o paciente sai da cirurgia?
Normalmente, logo após o procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação pós-anestésica, a REPAI, que fica no próprio centro cirúrgico. Ele permanece lá até acordar e também para monitoramento de dados vitais e controle de sintomas pós-anestésico, como náuseas, por exemplo.
 
6)      Como funciona o fluxo de cirurgias em casos de emergência?
Há um protocolo específico para o fluxo de quando o paciente chega em situação de emergência e precisa de uma cirurgia. Nesses casos, ele dá entrada via Pronto Atendimento e é encaminhado diretamente pro centro cirúrgico, que tem sempre uma sala reservada e uma equipe de plantão para receber casos os graves.
 
7)      O que é feito na sala de cirurgia entre um procedimento e outro?
Todos os instrumentais utilizados em uma cirurgia são encaminhados para a Central de Materiais Esterilizados (CME), responsável pela higienização e esterilização dos materiais. Assim que uma cirurgia é finalizada, e antes da próxima ser iniciada, a sala é limpa com produtos específicos e por meio de processos que garantam um ambiente seguro e devidamente higienizado.


CLIQUE AQUI
para assistir ao vídeo completo

 

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU