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27/05/2024
Dengue tem impactado diretamente no número de pacientes do pronto atendimento
A epidemia de dengue nos primeiros meses de 2024 tem provocado uma elevação significativa no número de pacientes no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Geral Unimed (HGU). Em números gerais, no mês de abril, foram quase 11 mil atendimentos. A partir deste aumento, a Unimed Ponta Grossa tem tomando medidas para assegurar que todos os pacientes recebam atendimento de excelência.   O impacto no HGU tem sido notável. Com a alta demanda, as equipes médicas e de suporte têm se desdobrado para manter a qualidade, garantindo que cada paciente seja tratado com o máximo de cuidado e eficiência. Para facilitar o acesso a informações e ajudar na gestão do fluxo de pacientes, o site do hospital (unimedpg.com.br/hgu) oferece dados atualizados sobre o tempo de espera e frequência de atendimento por hora, função que auxilia aqueles que estão no hospital ou quem precisará utilizar o serviço.   O Diretor-Presidente da Unimed Ponta Grossa, Dr. Pedro Moyses Jacintho, ressaltou o comprometimento da instituição com a saúde e o bem-estar dos beneficiários. \"Nosso foco é sempre proporcionar a gestão correta de nossos serviços. Mesmo diante de um aumento expressivo de casos de dengue, nossas equipes estão preparadas e dedicadas para atender a todos com qualidade. Trabalhamos incansavelmente para reduzir o tempo de espera e oferecer o melhor em saúde”, afirma.   A dengue mudou a rotina também dentro das unidades do Laboratório Unimed. Com a possibilidade de identificar os casos de dengue já nos primeiros dias do contágio, laboratório e hospital trabalham juntos para entregar diagnósticos mais ágeis. Entre janeiro e abril de 2023, foram realizados 125 testes de dengue, comparado com o mesmo período de 2024 foram 6.184 exames, o que corresponde a um crescimento de 50 vezes.   Para ajudar na diminuição das filas do PA, foi inaugurada recentemente a Clínica Unimed, um novo serviço ao beneficiário. A Clínica está preparada para atender casos leves, incluindo suspeitas de dengue, com consultas agendadas. \"Em meio a este cenário desafiador, continuamos comprometidos com a missão de oferecer um atendimento de excelência, buscando sempre melhorar os processos\", destacou.   A Clínica Unimed visa oferecer um atendimento mais ágil também para sintomas como dor de garganta, tosse, coriza, sintomas gripais, solicitações de exames periódicos, dores de ouvido, ardências oculares, queixas urinárias e outras questões. Está localizada na Rua Ricardo Lustosa Ribas, 354, Vila Estrela, junto ao Espaço Saúde Unimed. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. Para mais informações ou agendamento, entre em contato pelo WhatsApp: (42) 99820-0292 ou (42) 3220-3980.
22/05/2024
Nova estrutura traz mais comodidade para o atendimento dos beneficiários e clientes.
O ano de 2023 para o Laboratório Unimed foi marcado por uma conquista excepcional: a realização de mais de 1.100.000 exames, um número significativamente superior aos 930 mil realizados no ano anterior.Fernanda Horn Razouk, Gerente do Laboratório, destaca a importância das reuniões anuais com os colaboradores, enfatizando-as como momentos cruciais para aprendizado, alinhamento de resultados e celebração. \"Todos na mesma página e engajados nos projetos e ações essenciais para novas conquistas e novos desafios. Esse marco histórico é reflexo do comprometimento e entusiasmo das equipes, que trabalharam para atingir metas e corrigir rotas quando necessário\", ressalta Fernanda.Para o próximo ano, as expectativas são ambiciosas. Em 2024, a meta é aumentar em 10% o número de exames realizados, além do crescimento da equipe.A Coordenadora do Laboratório Unimed, Lais Nohemann Baranoski ressalta a importância dos resultados alcançados: \"Este é um importante resultado e mostra a consolidação do Laboratório Unimed, é importante estar atento às tendências de mercado e agir de forma estratégica\".Com uma abordagem leve e dinâmica, a reunião de resultados não apenas celebrou marcos históricos, mas também realçou os desafios enfrentados e a visão de crescimento para o próximo ano. 
22/05/2024
2023 trouxe resultados nunca atingidos em número de exames.
O ano de 2023 para o Laboratório Unimed foi marcado por uma conquista excepcional: a realização de mais de 1.100.000 exames, um número significativamente superior aos 930 mil realizados no ano anterior.Fernanda Horn Razouk, Gerente do Laboratório, destaca a importância das reuniões anuais com os colaboradores, enfatizando-as como momentos cruciais para aprendizado, alinhamento de resultados e celebração. \"Todos na mesma página e engajados nos projetos e ações essenciais para novas conquistas e novos desafios. Esse marco histórico é reflexo do comprometimento e entusiasmo das equipes, que trabalharam para atingir metas e corrigir rotas quando necessário\", ressalta Fernanda.Para o próximo ano, as expectativas são ambiciosas. Em 2024, a meta é aumentar em 10% o número de exames realizados, além do crescimento da equipe.A Coordenadora do Laboratório Unimed, Lais Nohemann Baranoski ressalta a importância dos resultados alcançados: \"Este é um importante resultado e mostra a consolidação do Laboratório Unimed, é importante estar atento às tendências de mercado e agir de forma estratégica\".Com uma abordagem leve e dinâmica, a reunião de resultados não apenas celebrou marcos históricos, mas também realçou os desafios enfrentados e a visão de crescimento para o próximo ano. 
10/04/2023
Número representa maior marca atingida em apenas um mês desde a implantação do serviço próprio de análises clínicas da cooperativa.
Em março de 2023, o Laboratório Unimed atingiu a maior marca de exames realizados em um único mês, contabilizando 103.419 mil exames.
 
A maior marca anterior foi registrada em janeiro deste ano, com mais de 89.500 exames, uma média de 3.400 exames por dia, somando todas as nove unidades.
 
De acordo com Fernanda Horn Razouk, gerente do Laboratório, esse resultado pode ser atribuído ao aumento do número de exames ambulatoriais, ou seja, de atendimentos feitos aos pacientes que procuram voluntariamente o serviço, e aos internados no Hospital Geral Unimed (HGU).
 
“O número de exames ambulatoriais foi 15% maior em comparação a fevereiro. Já os realizados em pacientes do HGU tiveram maior impacto, sendo 28% maior em março do que no mês anterior. Isso provavelmente ocorreu devido ao aumento da taxa ocupacional do hospital no mês de março”, analisa.
 
As unidades que mais absorveram demanda de exames foram Estrela, Jardim Carvalho, Castro e Telêmaco Borba. Esta última, contabilizou mais de 5 mil exames somente no primeiro mês de operação.
 
“Acredito que esses números estejam relacionados à confiança e credibilidade do resultado entregue aos nossos beneficiários e cooperados. Em todos os meses de 2023 até aqui superamos a meta de exames estabelecida e isso significa a realização de um excelente trabalho nas três fases que compõem o atendimento laboratorial: atendimento/coleta, processamento de amostras e emissão de laudo”, afirma Fernanda.
 
Outro aspecto que pode estar contribuindo com o aumento da procura pelo serviço, segundo ela, são os investimentos em equipamentos e também em tecnologia, como a mais recente, que foi a implantação da central de atendimento virtual.
 
“A grande maioria desses atendimentos era perdida devido à alta de atendimento presenciais nas recepções dos postos de coleta. Proporcionar o atendimento virtual humanizado ao cliente, que tem muita necessidade de, por exemplo, tirar dúvidas quanto a preparo de exames, liberação de guias, locais e horários de atendimento e acesso a resultados online, certamente o cativou e fez com que aumentasse a fidelidade em relação ao nosso laboratório”, finaliza.
05/04/2023
Em evento, cooperativa oficializou a inauguração do Espaço Saúde e celebrou a marca de mais de 16 mil exames realizados em pouco mais de dois meses.
Na última sexta (24), a Unimed Ponta Grossa promoveu um evento para comemorar os resultados do Espaço Saúde de Telêmaco Borba e, também, para simbolizar a inauguração oficial da unidade.
 
Colaboradores, lideranças, cooperados, diretoria e clientes estiveram reunidos em um brunch. A celebração contou também com a presença do secretário municipal de saúde, Anderson Catto, representando o prefeito municipal, Marcio Santos.
 
Durante as boas-vindas, o diretor regional da cooperativa em Telêmaco Borba, Marcelo Ekermann, comentou que a ocasião reflete uma aspiração de longo prazo. “É um sonho realizado. Tenho estado na direção regional da Unimed há algumas gestões e sempre foi um sonho ter esse espaço, para que a gente firmasse nossa expressividade na região. Isso é fruto do trabalho de todos os cooperados que se empenham, que trabalham e que representam a Unimed aqui. É um prazer poder entregar os cooperados beneficiários essa estrutura”.
 
Inaugurado na segunda semana de janeiro, o Espaço contabilizou mais de 5.370 exames realizados no primeiro mês de operação. Associados a estes números, foram 447 atendimentos. Do início das atividades até a última sexta (24), a unidade ultrapassou 16 mil exames realizados e 1.300 atendimentos.
 
A Unimed Ponta Grossa está presente em Telêmaco Borba desde 2015, quando inaugurou o Posto de Atendimento, voltado à liberação de guias. Na época, a cooperativa contava com cerca de 1.300 beneficiários no município.
 
Segundo estimativas, Telêmaco Borba tem, hoje, 15% a mais de habitantes em relação ao número do último registro oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a cooperativa médica, soma cerca de 3 mil beneficiários.
 
No ato da inauguração simbólica, Rafael Francisco dos Santos, diretor Administrativo da Unimed Ponta Grossa e representando a diretoria executiva da cooperativa, comentou que os planos de expansão da atuação em Telêmaco foram motivados pelo natural crescimento da cidade.
 
“Telêmaco está em um pujante progresso e, com essa nova casa, a Unimed Ponta Grossa tem condições muito melhores de atender os clientes, transmitindo a qualidade e a segurança que a gente busca para os beneficiários, colaboradores e cooperados. Este Espaço Saúde Unimed faz muito mais sentido e jus ao que a comunidade daqui merece”.
 
A estrutura, com cerca de 200m², além do atendimento aos beneficiários para liberação de guias, agora contempla a coleta de exames laboratoriais. No total, são cinco salas de coleta, sendo uma especialmente ambientada para pacientes infantis e outra organizada para coletas especiais, como exames ginecológicos ou aqueles que necessitam preparo específico; espaço kids e ambiente para lanche, oferecido gratuitamente aos pacientes que fazem exames em jejum.
05/04/2023
Fechado nesta segunda-feira.
Comunicamos nossos clientes que a unidade Jardim Carvalho do Laboratório Unimed estará fechada nesta segunda-feira (06/03), devido ao furto do cabeamento da rede elétrica.

Tão logo a situação seja regularizada, comunicaremos no nosso site e nas redes sociais oficiais da Unimed Ponta Grossa.
05/04/2023
Coletas foram retomadas ainda pela manhã.
Comunicamos nossos clientes que o atendimento na unidade Jardim Carvalho do Laboratório Unimed já foi restabelecido nesta segunda-feira (06/03).

05/04/2023
Intuito é agilizar os fluxos de comunicação com o cliente tanto por telefone quanto WhatsApp.
Com o intuito de centralizar e agilizar a tratativa das demandas provenientes dos pacientes de análises clínicas, o Laboratório Unimed implantou uma central unificada de atendimento, contemplando tanto os contatos que chegam via telefone quanto os via WhatsApp.
 
A melhoria foi motivada devido ao crescimento contínuo da busca por informações e exames em todas as unidades de coleta. De acordo com Fernanda Razouk, gerente do laboratório, identificou-se grande procura por canais além do presencial e então foi estruturada uma equipe exclusiva para essa central.
 
“O paciente pode entrar em contato sempre que precisar de orientações sobre o preparo para realização de exames, orçamentos de exames particulares, recuperação de senha para acesso ao resultado pelo site, agendamento de coleta em domicílio, esclarecer dúvidas sobre cobertura e liberação de exames pelo convênio, por exemplo”.
 
A tratativa das demandas é individualizada, de acordo com a necessidade de cada paciente. No caso dos contatos que cheguem via telefone, a meta é atender 100% da demanda. Quando não é possível, a central programa um retorno o mais breve possível, a fim de poupar o tempo do cliente.
 
“Hoje, o perfil de clientes do Laboratório Unimed tem uma necessidade iminente de ser atendida por telefone ou WhatsApp, com atenção e contato interpessoal. Resolvemos as questões de forma mais agilizada, reduzindo a vinda de clientes às unidades por situações que são possíveis de solucionar de forma remota”.
 
Em janeiro, foram realizados mais de 900 atendimentos telefônicos e mais de 700 via WhastApp. Já em fevereiro, os números atingiram 919 ligações e 800 atendimentos pelo aplicativo de mensagens.
 
Os beneficiários que desejem entrar em contato com o Laboratório Unimed devem acionar o número (42) 3220-3904, das 7h às 13h e das 12h às 18h.
05/04/2023
De 09 de janeiro a 09 de fevereiro, foram mais de 5.300 exames realizados e quase 450 atendimentos.
O recém-inaugurado Espaço Saúde Unimed, em Telêmaco Borba, superou a meta estipulada para o primeiro mês de funcionamento no número de exames realizados. 

Inaugurado no início de janeiro, e seguindo o histórico de demanda do primeiro mês dos demais postos de coleta, a estimativa é de que fossem realizados pouco mais de 3 mil exames. Porém, foram contabilizados 4.300 e, somados com os realizados até 09 de fevereiro, a marca ultrapassou 5.370. Associados a estes números, estão também 447 atendimentos.

“Atribuo isso a uma demanda reprimida de atendimentos médicos e, consequentemente, realização de exames laboratoriais em Telêmaco Borba. Além disso, oferecemos um atendimento de excelência, assim como em todas outras unidades do Laboratório Unimed, entregando resultados confiáveis”, avalia Fernanda Razouk, gerente do Laboratório.

De acordo com Fernanda, a expectativa é que, a partir de agora, o Espaço Saúde Unimed – Telêmaco Borba atinja a média mensal de 5.900 exames. 

Além do município, o Laboratório Unimed conta com mais oito unidades, sendo seis localizadas em Ponta Grossa, uma em Castro e outra em Carambeí. Em 2022, a média mensal de exames, somados todos os postos de coleta, foi de mais de 76.700.

O Laboratório Unimed foi o primeiro do Paraná, na área de análises clínicas, a conquistar a certificação de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
05/04/2023
Primeira auditoria de manutenção do selo ouro da ONA constatou que instituições mantêm alto nível de gestão nos serviços.
O Hospital Geral Unimed (HGU) e o Laboratório Unimed receberam a auditoria externa do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS) para manutenção do selo de excelência cedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, os avaliadores buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, visando demonstrar ciclos de melhorias e maturidade institucional.  Durante dois dias, foram verificados os processos estruturais, administrativos e assistenciais e, após esse período, a equipe avaliadora indicou a manutenção da certificação ONA 3 para os dois serviços próprios da Unimed Ponta Grossa. 

O resultado demonstra que tanto o HGU quanto o Laboratório apresentam gestão integrada, que os processos acontecem de forma fluida e que há total comunicação entre as atividades, apresentando maturidade institucional.

De acordo com Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa, a cooperativa estava confiante na manutenção da acreditação e que isso deve motivar as equipes à continuidade ao que já foi conquistado.

“Enquanto instituições ONA 3, temos que continuar perseguindo a perfeição. Que isso não nos acomode porque temos essa responsabilidade e vontade de continuarmos referência. Não tinha dúvidas do resultado e agradeço muito a todas as equipes que estão envolvidas diariamente nas entregas de cuidado e qualidade”.

Na devolutiva da avaliação às áreas, Adriano Antunes da Silva, diretor técnico do IPASS dentro da ONA, ressaltou o amadurecimento dos serviços, tanto no que diz respeito a indicadores quanto no empoderamento dos setores.

“Outro destaque foi o envolvimento das áreas com o foco na segurança dos pacientes, buscando sustentabilidade e resultados. Conseguimos enxergar, claramente, o funcionamento dos fluxos de governança com resultados analisados e projetos, alinhados ao planejamento estratégico. Ficaram evidenciadas também as ações de humanização, com o paciente no centro do cuidado”.

Para a médica Viviane Zeny do Couto, gerente da Gestão Clínica do hospital, a manutenção do selo de excelência não é algo apenas institucional e, sim, consequência da evolução dos profissionais.

“Somos um hospital acreditado ONA 3 porque temos equipes nível ONA 3, que entregam excelência em todas as áreas. As equipes são bem alinhadas com os processos e o que foi apresentado foi nosso dia a dia, que vai além de indicadores”.

O gerente administrativo-financeiro do HGU, Jorge Soistak, e Luciane Zanetti, gerente assistencial, também observam o trabalho em equipe como um dos principais fatores. 

Para Jorge, “só há resultado quando há alinhamento e quando as equipes trabalham em conjunto com as lideranças um mesmo objetivo, que é fazer o melhor para o paciente e, nesse aspecto, estamos no caminho certo”. Já na visão de Luciane, “a maturidade e a propriedade das equipes nos dão muito orgulho em ter times de alta performance como os nossos”.

Para o Laboratório Unimed, segundo a gerente Fernanda Razouk, a manutenção do selo de excelência representa a sinergia entre o funcionamento dos processos e o alinhamento dos colaboradores com a cultura organizacional e com autonomia. “A primeira percepção que tenho quando conquistamos algo aqui no Laboratório é com relação a equipe. Colaboradores engajados e capazes de entregar resultados guiados pelas boas práticas. A manutenção significa confiabilidade e respeito aos nossos clientes, beneficiários e médicos. 


Histórico
No início de 2022, entre os 460 hospitais do Paraná, o HGU foi o nono a conquistar o selo ouro pela ONA. Nos Campos Gerais e no Sistema Unimed no estado, foi o primeiro, e continua sendo o único com este nível de acreditação. Já na área de análises clínicas, o Laboratório Unimed tornou-se o primeiro do estado a ser ONA 3. Nacionalmente, segundo dados do IQG – Health Services Accreditation, dos cerca de 6.800 hospitais brasileiros, apenas 447 são acreditados, representando aproximadamente 6,5% das instituições do país.

Existem três níveis de acreditação: Nível 1 – Acreditado, para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente; nível 2 – Pleno, para instituições que também apresenta gestão fluida e comunicação entre as atividades; e nível 3 – Excelência, para instituições com cultura organizacional de melhoria contínua.

O primeiro nível de acreditação pela ONA conquistado pelo HGU foi em 2013. O avanço de nível para o 2 aconteceu em 2019, quando o Laboratório Unimed também passou pela avaliação e recebeu a primeira certificação.

A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva. O certificado é válido por dois anos e, durante este período, são feitas as avaliações de manutenção de seis a oito meses.
05/04/2023
Espaço Saúde Unimed contempla coleta de exames laboratoriais e serviço de liberação de guias.
Nesta segunda (09), a Unimed Ponta Grossa iniciou as atividades do Espaço Saúde Unimed, em Telêmaco Borba. A estrutura, com cerca de 200m², contempla a coleta de exames laboratoriais e o atendimento aos beneficiários para liberação de guias.

“Telêmaco faz parte dos nossos projetos de expansão dos Espaços Saúde Unimed, assim como foi feito em Castro, recentemente. Por ser um polo de crescimento da cooperativa, coma nova unidade, buscamos proporcionar mais conforto ao atendimento do beneficiário, com um ambiente maior e mais adequado, e também oferecendo mais serviços, como a coleta de exames laboratoriais”, explica Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa.

No total, são cinco salas de coleta, sendo uma especialmente ambientada para pacientes infantis e outra organizada para coletas especiais, como exames ginecológicos ou aqueles que necessitam preparo específico.

Outro diferencial é a sala de coleta para curva glicêmica. Como é um exame que faz coletas seriadas e o período de permanência no local pode levar até três horas, há uma sala de espera específica, com poltronas reclináveis, televisão e tomadas para carregar o celular.

A unidade ganhou também um espaço kids e ambiente para lanche, oferecido gratuitamente aos pacientes que fazem exames em jejum.
Telêmaco Borba já contava com um Posto de Atendimento da Unimed Ponta Grossa e a mudança de estrutura se fez necessária para acompanhar o aumento da demanda. Em 2015, quando o município ganhou o serviço de liberação de guias, a cooperativa contava com aproximadamente 1.300 mil beneficiários na cidade. Já em 2022, esse número subiu para aproximadamente 3 mil clientes.
 

Sobre o Laboratório Unimed
A primeira unidade do Laboratório Unimed foi inaugurada em 2017, em frente ao Hospital Geral Unimed (HGU). Em 2018, o bairro de Uvaranas ganhou uma unidade e, no ano seguinte, a cooperativa consolidou o serviço próprio de análises clínicas com a abertura de mais três em Ponta Grossa e as primeiras duas na área de ação, uma em Carambeí e outra em Castro, que foi ampliada em 2022. A região da Nova Rússia, em Ponta Grossa, foi a escolhida, em 2020, para abrigar a oitava unidade. Em janeiro de 2022, o Laboratório Unimed se tornou o único laboratório de análises clínicas do Paraná com certificação de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), assim como o Hospital Geral Unimed (HGU).

Nos últimos 12 meses, a Unimed Ponta Grossa totalizou quase 1,2 mi guias liberadas e a rede própria de análises clínicas atingiu a marca próxima de um milhão de exames realizados.
 

Serviço
Espaço Saúde Unimed Telêmaco Borba
Endereço: Avenida Samuel Klabin, 418 – Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta das 07h às 16h e sábado das 07h às 12h
05/04/2023
Unidade estará passando por manutenção interna.
Informamos nossos beneficiários que o Laboratório Unimed - unidade Nova Rússia estará fechado nesta quinta (28/07) para manutenção interna.

As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira, 29/07.

Para resultados de exames, utilize nossa plataforma online: https://bit.ly/3cOIdL6

Para realizar coletas de exames, você pode se dirigir a qualquer uma das outras nossas cinco unidades em Ponta Grossa. 
05/04/2023
Espaço Saúde Unimed contempla o laboratório de análises clínicas e o serviço de liberação de guias.
Na noite da última segunda-feira (20), a Unimed Ponta Grossa inaugurou o Espaço Saúde Unimed, em Castro. A estrutura, com cerca de 300m², contempla o laboratório de análises clínicas e o atendimento aos beneficiários para liberação de guias.

O evento contou com a presença de cerca de 80 convidados, entre clientes, médicos, colaboradores e imprensa.

“Temos em mente que, quando vamos planejar algo, que não seja simplesmente uma placa na parede, e que sempre esteja conectado com nosso propósito. Nossa missão é cuidar das pessoas com qualidade e excelência em saúde e essa estrutura vai nos permitir continuar cumprindo essa missão”, discursou o diretor-presidente, Eduardo Bacila de Sousa, durante a cerimônia.

No total, são quatro salas de coleta, sendo uma especialmente ambientada para pacientes infantis e outra organizada para exames específicos que requerem a permanência do paciente no laboratório por mais tempo. A unidade ganhou também um espaço kids e ambiente para lanche, oferecido gratuitamente aos pacientes que fazem exames em jejum.

Para o diretor regional da cooperativa em Castro, Matilvani Moreira, a nova estrutura é uma forma de retribuir a confiança dos clientes do plano de saúde do município. “Precisávamos de um espaço novo, maior, mais moderno e com estacionamento amplo. A população de Castro confia na Unimed e merece essa consideração, então contar com esse espaço é um avanço muito grande, é uma demonstração de muito respeito aos nossos beneficiários, que merecem ser atendidos com dignidade e de forma humanizada”.

A mudança de endereço também se fez necessária para acompanhar o aumento da demanda. Em 2019, quando Castro ganhou o serviço de análises clínicas da Unimed, a cooperativa contava com aproximadamente 12 mil beneficiários na cidade e o laboratório realizava cerca de 350 atendimentos mensalmente. Já em 2021, esse número subiu para 13 mil beneficiários e 820 atendimentos. 
“Com a unificação do atendimento de liberação de guias e os serviços do laboratório, hoje nossa capacidade de atendimento duplicou. Estamos cada vez mais comprometidos em atender todas as regiões, não medimos esforços pra isso e estamos investindo em uma cidade importante, que representa muito na estrutura da cooperativa”, comenta a gerente do Laboratório, Fernanda Razouk.

 

Sobre o Laboratório Unimed
A primeira unidade do Laboratório Unimed foi inaugurada em 2017, em frente ao Hospital Geral Unimed (HGU). Em 2018, o bairro de Uvaranas ganhou um posto de coleta e, no ano seguinte, a cooperativa consolidou o serviço próprio de análises clínicas com a abertura de três unidades em Ponta Grossa e as primeiras duas na área de ação, uma em Castro e outra em Carambeí. A região da Nova Rússia, em Ponta Grossa, foi a escolhida, em 2020, para abrigar a oitava unidade. No período crítico da pandemia, no início de 2021, Castro chegou a contar com um posto de coleta extra, alocado no Hospital Cruz Vermelha. 

Em janeiro de 2022, o Laboratório Unimed se tornou o único laboratório de análises clínicas do Paraná com certificação de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), assim como o Hospital Geral Unimed (HGU).

Nos últimos 12 meses, a Unimed Ponta Grossa totalizou mais de 270 mil guias liberadas e a rede própria de análises clínicas atingiu a marca próxima de um milhão de exames realizados.

 

Serviço
Espaço Saúde Unimed Castro
Endereço: Rua Cipriano Marquês de Souza, 316 (atrás do Sicoob)
Horário de atendimento para liberação de guias: segunda a sexta das 9h10 às 12h e 13h10 às 16h15
Horário de atendimento para coleta de exames: segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 12h.
05/04/2023
Coleta de exames e liberação de guias estarão em novo endereço a partir de 13/06
ATENÇÃO, BENEFICIÁRIOS DE CASTRO!

Nesta sexta e sábado (10 e 11/06), a unidade Unimed de Castro (Laboratório e liberação de guias) estará fechada devido à mudança de endereço.

A partir de segunda-feira (13/06), a coleta de exames e o serviço de liberação de guias estará funcionando em uma nova e ampla estrutura pensada especialmente para atender você de forma mais confortável e acolhedora. E o melhor: com estacionamento.

Novo endereço a partir de 13/06: Endereço: Rua Cipriano Marques de Souza, 316 – Centro.

Para pedido de liberação de guias, os beneficiários podem utilizar o WhatsApp (cartão 069) 42 99971-0440 ou o aplicativo Unimed Cliente PR, disponível para download no link: https://unimed.me/Wa3fy.

05/04/2023
Medida segue decretos estadual e municipal e se aplica a funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes.
A Unimed Ponta Grossa informa que permanece obrigatório o uso de máscaras dentro das unidades dos Laboratórios Unimed, Hospital Geral Unimed e Espaço Saúde Plena.
 
A obrigatoriedade se aplica a funcionários, médicos, pacientes, acompanhantes, visitantes e terceirizados. Recomenda-se também a continuidade da higienização das mãos, uso de álcool 70% e distanciamento social.
 
A medida cumpre o Art. 3º do decreto nº 20.091/2022, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, que versa sobre a obrigatoriedade do cumprimento das recomendações do protocolo sanitário do Estado do Paraná em todo o território do Município de Ponta Grossa, para a prevenção da COVID - Resolução 243/2022 da SESA, Art 6º inciso III traz que é obrigatório o uso de máscaras: Para acesso aos espaços públicos ou privados de prestação de serviços de saúde, que atendam pacientes com suspeita ou confirmação de casos de síndrome respiratórias e COVID-19, por funcionários, pacientes e visitantes.
 
Além dos decretos estadual e municipal, o SESMT e a Comissão de Controle de Infecção hospitalar (CCIH) do HGU também levam em consideração a análise das diretrizes do Ministério do Trabalho e Vigilância Sanitária, com o intuito de preservar a segurança do paciente dentro da instituição.
05/04/2023
Unidades estão com remanejamento de equipes.
Informamos que, devido à necessidade de remanejamento de equipes, as unidades do Laboratório Unimed de Oficinas e Santa Paula estarão temporariamente fechadas a partir de amanhã, 25/01/22.

As demais unidades estarão atendendo normalmente (Estrela, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Castro, Carambeí).
05/04/2023
Atendimento normal a partir de 10/02.
Informamos que as unidades do Laboratório Unimed de Oficinas e Santa Paula retomam o atendimento em horário normal  a partir de amanhã, 10/02/22.

Clique aqui  para acessar os endereços e horários das outras unidades.
05/04/2023
Hospital é o único dos Campos Gerais e o 9º do Paraná a obter o selo ouro de certificação. Laboratório é o único em análises clínicas do estado a conquistar o selo de excelência.
O Hospital Geral Unimed (HGU) e o Laboratório Unimed receberam a acreditação ONA nível 3, certificação de excelência, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Entre os 460 hospitais do Paraná, o HGU é o nono a conquistar o selo ouro. Nos Campos Gerais e no Sistema Unimed no estado, foi o primeiro, e continua sendo o único com este nível de acreditação. Já na área de análises clínicas, o Laboratório Unimed tornou-se o primeiro do estado a ser ONA 3. Nacionalmente, segundo dados do IQG – Health Services Accreditation, dos cerca de 6.800 hospitais brasileiros, apenas 447 são acreditados, representando aproximadamente 6,5% das instituições do país.

“É realmente um momento de alegria sermos certificados com nível de excelência e, como costumamos fazer nessa gestão, isso não serve de comodismo para nós. Vamos partir para os próximos anos, com um novo ciclo, visando à manutenção dessa certificação tanto no HGU quanto no Laboratório. Esperamos que seja algo que perpetue e que esteja presente no nosso dia a dia, no atendimento, no cuidado ao beneficiário, aos nossos colaboradores e aos nossos cooperados”, declarou Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa.

As instituições foram avaliadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS), a partir de critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão. Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, os avaliadores buscam evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, visando demonstrar ciclos de melhorias e maturidade institucional.

Adriano Antunes da Silva, diretor técnico do IPASS dentro da ONA, acompanhou desde o início o caminho do HGU em todos os níveis de acreditação hospitalar e destaca o desafio de buscar a certificação durante a pandemia. “Esse certificado concede a vocês que o paciente está no centro do cuidado. Acima de tudo, a coroação do nível 3 de excelência é uma consequência, porque sabemos que temos uma instituição segura, que tem seus processos gerenciados que é o que os níveis 1 e 2 preconizam. Vocês conseguiram, nesses últimos dois anos, cada vez mais se sobressair sobre as adversidades. O nível 3 coroa isso, o ciclo de melhoria, o trabalho em equipe, a união de todos em prol do paciente”.

 
Reconhecimento interno
Nesta sexta (31), a cooperativa médica realizou uma ação interna simbólica com as coordenações médicas, assistenciais e administrativas como forma de reconhecimento às equipes que se dedicaram a todo o processo de mudança de nível de acreditação.

“Foi uma construção de muito trabalho, muita dedicação, muito suor. Hoje, conquistamos não só o certificado ao hospital, mas também, uma forma de mostrar que todo esse trabalho teve um resultado. Nós temos o compromisso com nossos pacientes de manter o jeito de cuidar Unimed e a segurança do nosso paciente em evidência para que nós nunca esqueçamos que esse é nosso maior legado”, ressaltou Jorge Soistak, gerente administrativo do HGU.

Durante a ação, que consistiu em uma entrega de medalhas aos colaboradores, Fernanda Razouk, gerente do Laboratório, salientou os esforços das equipes em conciliar o contexto da pandemia e o compromisso do cumprimento dos requisitos para a certificação.
“Realmente é uma equipe que entrega muito resultado, que sempre está muito disposta, que consegue trabalhar com todas as adversidades que a gente enfrenta no dia a dia. Passamos por uma avaliação desafiadora, mas que nos trouxe um resultado maravilhoso, que é a certificação ONA3”.
 
 
 
Histórico
Existem três níveis de acreditação: Nível 1 – Acreditado, para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente; nível 2 – Pleno, para instituições que também apresenta gestão fluida e comunicação entre as atividades; e nível 3 – Excelência, para instituições com cultura organizacional de melhoria contínua.

O primeiro nível de acreditação pela ONA conquistado pelo HGU foi em 2013. O avanço de nível para o 2 aconteceu em 2019, quando o Laboratório Unimed também passou pela avaliação e recebeu a primeira certificação.

A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva. O certificado é válido por dois anos e, durante este período, são feitas as avaliações de manutenção de seis a oito meses.
05/04/2023
Medida é válida a partir de 25/01/22.
Informamos que, devido à necessidade de remanejamento de equipes, as unidades do Laboratório Unimed de Oficinas e  Santa Paula estarão temporariamente fechadas a partir de amanhã, 25/01/22.

Clique aqui  para acessar os endereços e horários das outras unidades.

05/04/2023
Horário também se aplica ao serviço de liberação de guias.
Nesta sexta-feira, 21/01, a área de liberações de guia do Laboratório de Castro (PR) funcionará somente a partir das 10h. Caso precise de atendimento urgente, utilize o nosso WhatsApp: (42) 99971-0440.

 Rua XV de Novembro, 417 – Centro
05/04/2023
Obras já iniciaram e unidade Cruz Vermelha será desativada a partir de 26/11/21.
A Unimed Ponta Grossa iniciou a construção de uma nova unidade para o Laboratório Unimed no município de Castro.
O novo espaço será mais amplo para atender cada vez melhor os beneficiários e irá substituir a atual unidade na Rua XV de Novembro.

Devido a isso, informamos que a unidade Cruz Vermelha, localizada dentro do Hospital Cruz Vermelha, será desativada a partir de 26 de novembro/2021.

A unidade central, na Rua XV de Novembro, permanece atendendo normalmente até que a nova unidade seja finalizada.
05/04/2023
Confira horários especiais devido ao feriado local.
Nesta semana, comemoram-se os aniversários da cidade de Ponta Grossa e Jaguariaíva. Devido a isso, algumas de nossas unidades terão mudança no expediente devido aos feriados locais.

Confira os horários de funcionamento de nossos serviços:

HGU: aberto todos os dias

Laboratório Unimed (unidades Ponta Grossa)
15/09 - fechados
16/09 - atendimento retorna normalmente

Laboratório Unimed (unidades Carambeí e Castro)
Abertos todos os dias

CDU - centro de imagem
15/09 - fechado
16/09 - atendimento retorna normalmente

05/04/2023
Coleta pode ser feita em todas as unidades e o resultado fica pronto no mesmo dia.
A rede de Laboratórios Unimed agora oferece teste para auxílio de diagnóstico da Covid via saliva.

O exame faz detecção qualitativa de antígenos específicos menos invasivos e é realizado em paciente com sinais clínicos (sintomáticos).

O resultado fica pronto no mesmo dia da coleta.

O exame não tem cobertura pelo plano de saúde e poderá ser feito em caráter particular.
05/04/2023
Evento homenageou profissionais da saúde pelo trabalho realizado na assistência e no combate à pandemia.
O Hospital Geral Unimed e o Laboratório Unimed receberam, na última quarta-feira (14), homenagem do Rotary Club Ponta Grossa pelos serviços prestados à comunidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A cerimônia, que aconteceu de forma online, homenageou as principais instituições de saúde dos Campos Gerais.

Segundo o vice-presidente do Rotary Club Ponta Grossa, Sergio Oliveira, a iniciativa surgiu devido ao grande impacto causado pelo coronavírus no setor de saúde. “É uma situação que impactou toda a população, mas especificamente os profissionais de saúde. Por isso, como uma forma de valorização e prestígio, decidimos realizar uma homenagem a todos os profissionais de saúde de todos os segmentos, não unicamente da área assistencial, para que eles sentissem o carinho da população e o agradecimento por realizarem esse trabalho tão difícil”, pontua. Para Sergio, a certificação é uma forma de agradecer e incentivar os profissionais a continuarem realizando o brilhante trabalho nas instituições em que atuam.

Para representar todas as equipes do HGU e do Laboratório, a auxiliar de coleta, Taise Caroline dos Santos e o assistente de atendimento, Alysson Cristiano, foram indicados para receber o reconhecimento de maneira simbólica.  “Quando uma instituição tão importante quanto o Rotary valoriza todo o trabalho das nossas equipes, a gratidão e valorização que já realizamos internamente é potencializada. Esses profissionais são muito especiais e é importante que continuemos os valorizando”, reforça a gerente assistencial do HGU, Luciane Zanetti.

De acordo com a gerente do Laboratório Unimed, Fernanda Razouk, “ter um colaborador do laboratório e presenciar um colaborador do hospital recebendo essa homenagem traz uma satisfação enorme. Ser reconhecido dessa forma nos incentiva a sempre melhorar nosso trabalho, independente da pandemia”.

Para Oaidia Noceti Serman, gerente de Provimento em Saúde da cooperativa médica, a valorização motiva a Unimed Ponta Grossa a continuar na missão de cuidar de pessoas. “Continuamos com o nosso propósito de fazer uma assistência de qualidade aos nossos clientes e aos pacientes com Covid-19, independente do momento em que vivemos”.

Já para a coordenadora de Provimento em Saúde, Idiamara Rech, “hoje, mais do que nunca, vemos a importância dos profissionais de saúde. Esses profissionais sempre tiveram uma enorme contribuição para humanidade e para vida. É importante que eles se sintam motivados e percebam o carinho da sociedade”.
05/04/2023
Unidades Estrela e Jardim Carvalho ganham mais espaço físico para acompanhar o aumento da demanda.
O Laboratório Unimed concluiu as reformas das unidades Estrela, em frente ao Hospital Geral Unimed (HGU), e do Jardim Carvalho, iniciadas no fim de 2020, para a ampliação da estrutura física.

Das nove unidades Laboratórios Unimed Ponta Grossa, essas duas representam o maior volume de atendimentos diários da rede própria, chegando a quase 50% do total.
Na unidade Estrela, foram ampliados os espaços de recepção, salas de coleta e recursos humanos. São seis guichês de atendimento, dois a mais do que antes da reforma, e três salas de coleta a mais, totalizando sete. Além disso, foi duplicado o número de assentos na sala se espera.

“Também com o objetivo de agilizar a coleta e conseguimos estabelecer um único fluxo de movimentação para o beneficiário dentro do laboratório, agora, após a coleta, o paciente toma o café e sai por um acesso diferente do que ele entrou, evitando a aglomeração de pessoas que transitavam em sentidos opostos”, explica Fernanda Razouk, gerente do laboratório.

Na unidade Jardim Carvalho, o número de guichês de atendimento e de salas de coleta foi dobrado (ambos de dois para quatro), assim como a quantidade de assentos da espera. De acordo com Fernanda, o fluxo de entrada e saída ganhou nova dinâmica, a fim otimizar as coletas e permitir um trânsito de pessoas mais apropriado.

O quadro de recursos humanos foi outro aspecto incrementado com as reestruturações e as duas unidades juntas passaram a ter nove funcionários a mais.
Fernanda ressalta que as modificações contribuem em proporcionar mais comodidade e, principalmente, agilidade nos atendimentos. “Conseguimos demonstrar com as reformas mais organização, trazendo uma experiência diferente aos nossos clientes, impactando, diretamente, no tempo de atendimento. Esses investimentos têm um papel central no planejamento estratégico do nosso negócio”, ressalta Fernanda.

Em 2020, a rede de Laboratório Unimed Ponta Grossa realizou cerca de 670 mil exames. Mensalmente, a unidade Estrela contabiliza, em média, 18 mil exames e a do Jardim Carvalho 7 mil.
05/04/2023
Unidade estará fechada devido ao feriado municipal.
Informamos nossos beneficiários do município de Castro que, devido ao feriado municipal na sexta-feira (19/03), o serviço de liberação de guias e os Laboratórios Unimed de Castro (central e Cruz Vermelha) estarão fechados. 

O atendimento dos Laboratórios Unimed retorna normalmente no sábado (20/03).

Já o atendimento para liberação de guias retorna na segunda-feira (22/03) 

Para pedido de liberação de guias, os beneficiários também podem utilizar o app gratuito Unimed Cliente PR, disponível para download no link: http://unimed.me/1007gN 
05/04/2023
A unidade Oficinas contará com um espaço exclusivo para a coleta de PCR, maior e mais confortável para acolhimento dos pacientes e com amplo estacionamento..
A partir do dia 15 de fevereiro, as coletas de exame PCR-RT, para auxílio no diagnóstico de Covid-19, passará a ser feita, exclusivamente, na unidade de Oficinas.

A mudança se deve à reforma da unidade Estrela (matriz, em frente ao HGU) e a preocupação com o conforto e acolhimento adequado do beneficiário ao buscar o Laboratório para realização de exames.

A entrada para coleta de PCR será pelo amplo estacionamento da unidade Oficinas e, para as coletas, foram estruturados recepção e espaço físico específicos para este exame.

Laboratório Unimed Oficinas
Endereço: avenida Visconde de Mauá, 2323 – Oficinas
Horário para coleta PCR: das 8h às 12h e das 13h às 17h
05/04/2023
Horário se aplica à unidade central.
Informamos nossos beneficiários da cidade de Castro que, de 10 de fevereiro a 01 de março, a unidade central do Laboratório Unimed encerrará o expediente às 16h.

A unidade central está localizada na Rua XV de Novembro, 417.
 

A unidade do Hospital Cruz Vermelha não sofrerá alteração no horário de atendimento durante esse período.
05/04/2023
Recomendação é da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para manter a certificação nível II – pleno.
O Hospital Geral Unimed (HGU) e o Laboratório Unimed foram, novamente, recomendados para a manutenção da acreditação hospitalar nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

É a segunda vez que as instituições mantêm a certificação, após passar pela auditoria periódica do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS).

Durante a visita dos auditores, o relatório da visita anterior é revisitado para verificar as melhorias desenvolvidas no período entre uma visita de avaliação e outra. Nesta última, foram avaliados especialmente as ações voltadas ao atendimento da Covid-19.
“Vemos a certificação isso como de suma importância para nossos serviços próprios, uma vez que nos permite identificar necessidades e planejar melhoria nos processos. A certificação nos garante, especialmente, entregar uma medicina padronizada e de qualidade para os nossos beneficiários”, ressalta Eduardo Bacila de Sousa, presidente da Unimed Ponta Grossa.

O HGU e o Laboratório Unimed conquistaram a acreditação nível II em 2019 e, em maio de 2020, receberam a primeira indicação para a manutenção da certificação.


Pontos de destaque
De acordo com o relatório emitido pelo IPASS após a auditoria, além das oportunidades de melhoria, o documento também traz alguns pontos de destaque, entre eles:
- Liderança organizacional
- Gestão administrativa e financeira
- Gestão de pessoas
- Gestão de informação e comunicação
- Gestão da segurança patrimonial
- Gestão da infraestrutura e tecnologia
- Gestão de equipamentos e tecnologia médico-hospitalar


Como funciona a acreditação hospitalar pela ONA
 Para certificar uma instituição, a ONA conta com padrões e exigências, reconhecidos internacionalmente, que visam promover qualidade e segurança na assistência e prestação de serviços de saúde.

A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva. O certificado é válido por dois anos e, durante este período, são feitas as avaliações de manutenção de seis a oito meses.
Existem três níveis de acreditação: Nível 1 – Acreditado, para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente; nível 2 – Pleno, para instituições que também apresenta gestão fluida e comunicação entre as atividades; e nível 3 – Excelência, para instituições com cultura organizacional de melhoria contínua.

O HGU foi acreditado ONA nível I em 2012, tendo sido o primeiro hospital do Sistema Unimed no Paraná a conquistar a certificação e, até o momento, é o único de Ponta Grossa e região a contar com acreditação. O intuito do hospital com esses avanços nos degraus de acreditação é reforçar a filosofia do jeito de cuidar Unimed, alinhado com a preservação da segurança do paciente e do atendimento humanizado.
05/04/2023
Ambas abrirão a partir das 6h e segunda a sexta.
Tem novidade no Laboratório Unimed!

As unidades Estrela e Jardim Carvalho estão com horário ampliado de atendimento.

De segunda a sexta-feira, ambas abrem às 6h.

No Laboratório Estrela, o encerramento do atendimento será às 18h e no Jardim Carvalho às 16h.

Dessa forma, você tem mais facilidade de programar a coleta do seu exame de acordo com a sua rotina diária.
05/04/2023
Mudança vale a partir de 22 de junho.
A partir do dia 22 de junho, as unidades do Laboratório Unimed do Santa Paula e de Carambeí estarão com horários de atendimento reduzidos temporariamente. Em ambas as unidades, o funcionamento será de segunda a sábado das 07h às 13h.

As unidades Uvaranas, Jd. Carvalho, Nova Rússia, Oficinas, Estrela e Castro seguem com atendimento normalizado.

Os resultados de exames podem ser acessados de forma online pelo site: www.unimedpg.com.br/laboratorio
05/04/2023
Medidas são motivadas pela pandemia.
A rede de Laboratórios Unimed fez algumas mudanças no atendimento para se adequar aos impactos da pandemia de coronavírus. A partir de maio, o laboratório volta ao atendimento de segunda a sábado, entretanto, com horário reduzido. 

A Unidade Estrela (Matriz) funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h e, aos sábados, das 7h às 12h.
Já as unidades Santa Paula, Nova Rússia, Oficinas, Jardim Carvalho, Uvaranas, Carambeí e Castro, voltam a atender de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h.

 

RESULTADO ONLINE DE EXAMES:
Caso tenha feito algum exame em qualquer unidade do Laboratório Unimed, você pode conferir o resultado acessando* o endereço unimedpg.com.br/exames

* utilize o login e senha entregues no momento do cadastro no guichê de atendimento
05/04/2023
Tecnologia utilizada permite resultados mais detalhados sobre o comportamento do vírus.
O Laboratório Unimed iniciou nova parceria para verificar a efetividade de testes sorológicos para Covid-19. Os testes são realizados em parceria com os Laboratórios Hermes Pardini, de Minas Gerais e Diagnósticos do Brasil (DB), de São José dos Pinhais/PR.

Nessa nova metodologia, os testes detectam no sangue os anticorpos específicos produzidos pelo organismo humano após a infecção pelo coronavírus. Essa identificação auxilia o diagnóstico da Covid-19.

O Laboratório Unimed tem realizado coleta de amostras de pacientes de covid-19 e enviado para os laboratórios parceiros para que o comportamento do vírus no organismo dos pacientes seja melhor avaliado. Dessa forma, é possível analisar a possibilidade de retorno ao cotidiano de casos tidos como recuperados ou até mesmo confirmar a exposição do paciente ao vírus.

A grande novidade desta parceria é a tecnologia utilizada em sua execução. A utilização do método ELISA, que consiste em um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos. De uma forma geral, essa metodologia apresenta resultados mais confiáveis que os exames imunocromatográficos (conhecidos como testes rápidos), por se tratar de um método mais sensível e específico, que obtém resultados muito mais detalhados.

Vale lembrar que o teste rápido é somente um auxiliar no diagnóstico do covid-19, pois não possui finalidade comprobatória - ou seja, não serve para a contagem de casos do coronavírus no país. Isso acontece porque há possibilidade de que o teste apresente resultado "falso negativo".

A coordenadora da rede de laboratórios Unimed, Fernanda Horn Razouk, expõe a importância dessa iniciativa. “Estamos tendo a possibilidade de participar desse projeto piloto devido a uma parceria de longa data com esses laboratórios. O fato do Laboratório Unimed ter sido convidado a participar da iniciativa, reforça sua credibilidade e consolidação do nosso Laboratório no mercado de saúde”, pontua. Fernanda ainda conta que o laboratório tem estado na linha de frente nessa situação de pandemia mundial.

Já para o presidente da cooperativa, Rafael Francisco dos Santos, essa parceria faz parte de uma série de resoluções que fortalecem o status de inovação da operadora de saúde. “A Unimed PG não mediu esforços para trazer o que tem de melhor em diagnósticos, EPIs e estrutura para atendimento e tratamento aos pacientes com a Covid-19. Essa parceria reflete o reconhecimento do setor e o esforço que fizemos para trazer à Ponta Grossa as melhores técnicas para diagnosticar e tratar o coronavirus”, complementa.

A pesquisa realizada coloca a Unimed Ponta Grossa como uma das pioneiras entre as operadoras de saúde do Paraná. A pandemia mundial, que chegou ao Brasil em fevereiro, tem despertado uma grande necessidade na realização de estudos que permitam um melhor entendimento da ação do vírus, em diversas escalas. Esse detalhamento permite que os caminhos do coronavírus sejam melhor compreendidos e, dessa maneira, o desenvolvimento de mecanismos que revertam essa situação sejam criados de forma mais rápida e viável.
05/04/2023
Laboratório Unimed tem mudanças no atendimento durante a pandemia.
Desde março, a rede de Laboratórios Unimed fez algumas mudanças no atendimento para se adequar aos impactos da pandemia de coronavírus.

 
FECHAMENTO TEMPORÁRIO DE UNIDADES: 
As unidades do Santa Paula e de Oficinas estão com o atendimento temporariamente suspenso. A Unidade Oficinas reabre no dia 27 de abril.

 
MUDANÇA NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
As unidades Jardim Carvalho, Uvaranas, Nova Rússia, Castro e Carambeí estão com horário reduzido: de segunda a sábado, das 7h às 13h. Já a Unidade Estrela (matriz), de segunda a sexta, das 7h às 16h e aos sábados, das 7h às 12h.
 

RESULTADO ONLINE DE EXAMES:
Caso tenha feito algum exame em qualquer unidade do Laboratório Unimed, você pode conferir o resultado acessando* o endereço unimedpg.com.br/exames

* utilize o login e senha entregues no momento do cadastro no guichê de atendimento
05/04/2023
Medida vale a partir de 23/03.
Informamos nossos beneficiários que a unidade do Laboratório Unimed do SANTA PAULA está com as atividades suspensas a partir de 23/03.

Você pode realizar seus exames nas outras unidades (Uvaranas, Oficinas, Jd. Carvalho, Nova Rússia, Estrela, Castro e Carambeí).

Lembrando que, neste momento de prevenção ao coronavírus, todas as unidades (exceto Santa Paula) estão com atendimento das 7:00 às 13:00, inclusive a unidade Estrela (matriz).

Contamos com a compreensão de todos. Vamos juntos combater a proliferação do vírus.
05/04/2023
Medida vale para todas as unidades.
Todas as unidades do Laboratório Unimed, a partir de 23 de março, passam a funcionar das 7:00 às 13:00, de segunda a sábado.

A mudança de horário será por tempo indeterminado e se aplica às unidades Estrela (matriz – em frente ao HGU), Uvaranas, Santa Paula, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Oficinas, Carambeí e Castro.

Resultados de exames podem ser obtidos online pelo site www.unimedpg.com.br/laboratorio. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo (42) 3220-3900 (ramal 3) ou (42) 99962-0265.
05/04/2023
Posto de coleta está localizado no bairro Nova Rússia.
Na última semana, a Unimed Ponta Grossa inaugurou a oitava unidade da rede própria de análises clínicas, localizada na região da Nova Rússia, na Avenida Dom Pedro II.

Com aproximadamente 200 metros quadrados, o laboratório realiza exames diariamente e conta com sala especial para coleta infantil, vagas de estacionamento, wifi e lanche grátis para pacientes que fazem exames em jejum.

Para o diretor de Mercado e Desenvolvimento da cooperativa médica, Francisco Carlos de Moraes, a abertura de mais uma unidade confirma a capacidade de expansão da rede própria e traz segurança aos clientes. “Nossa rede de laboratórios tem a qualidade e credibilidade da marca Unimed impressas nos profissionais, na estrutura e na tecnologia oferecidos. Isso dá segurança aos nossos pacientes e também aos nossos médicos, que podem contar com resultados confiáveis para os diagnósticos”, ressalta.

Em 2019, a rede contabilizou a realização de mais de 450 mil exames e cerca de 58 mil atendimentos. Além da Nova Rússia, o Laboratório Unimed está distribuído em bairros-chave de Ponta Grossa, como Uvaranas, Santa Paula, Oficinas, Jardim Carvalho e Estrela. Conta também com uma unidade em Castro e outra em Carambeí.


SERVIÇO
Laboratório Unimed Nova Rússia
Endereço: Av. Dom Pedro II, 1096 (ao lado do Itau)
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 7h00 às 16h00 (coleta ate às 13h00) e sábado das 7h00 às 13h00 (exceto feriados)
05/04/2023
Novos postos estão localizados em Oficinas e Jardim Carvalho; rede realiza cerca de 29 mil exames por mês.
A partir desta segunda (08), a rede de Laboratórios Unimed passou a contar com duas novas unidades, uma em Oficinas e outra no Jardim Carvalho.

Com os novos postos, o laboratório de análises clínicas da cooperativa médica totaliza cinco unidades em dois anos. O presidente da Unimed Ponta Grossa, Rafael Francisco dos Santos, acredita que esse crescimento se deve a dois principais fatores: o aumento do número de clientes e a qualidade do serviço.

“Boa parte dos nossos novos beneficiários optou pelo contrato que prevê a realização de exames exclusivamente no nosso laboratório. Outro fator importante é a credibilidade do serviço junto à comunidade e também aos nossos cooperados”, analisa.

Atualmente, as unidades do laboratório de Uvaranas, Estrela e Santa Paula realizam, juntas, uma média de 29 mil exames por mês. No início das operações da até então única unidade, foram realizados cerca de 14.700 exames, em março de 2017. No mesmo período no ano seguinte, o aumento do volume de exames foi de 33,64%. Em março de 2019, já com três postos em funcionamento, o crescimento do número de exames, comparado ao ano anterior, foi de 29%.

Ainda no primeiro semestre deste ano, serão abertos os primeiros postos fora de Ponta Grossa, um em Castro e um em Carambeí. “Depois de Ponta Grossa, são os dois locais onde temos o maior número de beneficiários e entendemos que é necessário levar o mesmo serviço e a mesma qualidade para os nossos clientes que estão na área de ação”, explica Santos.

Além da estrutura física, o investimento na rede própria por parte da cooperativa também é direcionado à tecnologia. O setor de microbiologia do laboratório é totalmente automatizado. É nessa área que acontece a identificação rápida de bactérias clinicamente significantes e é onde se realiza o teste de sensibilidade a antimicrobianos para essas bactérias.

“O sistema automatizado fornece resultados rápidos sobre a maioria das bactérias aeróbias e anaeróbias, gram-positivas e gram-negativas, que infectam humanos. Isso permite uma identificação microbiana confiável, porque verifica a quantidade mais precisa do medicamento necessário e ajuda o médico a escolher o tratamento mais adequado com antibiótico”, esclarece Fernanda Hazouk, coordenadora do laboratório.

Os postos de Castro e Carambeí estão previstos para iniciar o funcionamento e partir de junho.

 

SERVIÇO
Laboratório Unimed Jardim Carvalho
Endereço: Av. Monteiro Lobato, 1153
Horário de atendimento: segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 13h

 
Laboratório Unimed Oficinas
Endereço: Av. Visconde de Mauá, 2323
Horário de atendimento: segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 13h
05/04/2023
Novo posto de coleta fica no bairro do Santa Paula. Mais quatro unidades estão previstas para 2019.
A Unimed Ponta Grossa ampliou, mais uma vez, o mix de serviços próprios, com a inauguração de uma unidade de análises clínicas no Santa Paula.

Além de oferecer mais praticidade aos pacientes que moram na região, o novo Laboratório Unimed visa também atender à crescente demanda de exames. “O Laboratório Unimed faz, hoje, aproximadamente 30 mil exames por mês. A nossa expectativa é que as pessoas da região do Santa Paula, Sabará e Santa Terezinha possam coletar exames mais próximos de casa ou do trabalho, contribuindo com o ganho de tempo e comodidade”, explica Francisco Moraes, diretor de mercado e desenvolvimento da cooperativa.

Com unidades na Vila Estrela e em Uvaranas, o posto do Santa Paula segue o mesmo padrão de ambientação e atendimento, com resultado online, espaço kids, wifi gratuito e lanche para as pessoas que realizam exames em jejum.

Para 2019, estão previstas mais quatro novas unidades para coleta de exames. “O posto do Santa Paula vem a somar na nossa meta de crescimento e aos outros que virão na sequência: Jardim Carvalho, Oficinas, Castro e Carambeí. Para uma etapa seguinte, também estamos estudando uma unidade em Jaguariaíva”, finaliza Moraes.

 

Serviço:
Laboratório Unimed – unidade Santa Paula
Segunda a sexta-feira das 7h às 16h; sábados das 7h às 13h (exceto feriados).
Rua Nicolau Kluppel Neto, 1564
42 3220-3911
05/04/2023
Expediente se aplica devido ao feriado municipal.
A Unimed Ponta Grossa informa que, devido ao feriado do aniversário da cidade, as unidades do Laboratório (Vila Estrela e Uvaranas) estarão fechadas no sábado, 15 de setembro.