Enfrentamento ao
CORONAVÍRUS(Covid-19)
O que você precisa fazer!

AVISO
Atenção, cliente
Unimed Ponta Grossa!
Se você está com dúvidas se deve ou não procurar o Pronto Atendimento do HGU no caso
de sintomas gripais, entre em contato pelo
(42) 3220-3965 e solicite orientação.
Segunda a domingo, das 8h às 20h.
Fora desse horário
siga as instruções
relacionadas nesse site.
Proteja-se! Todos contra o coronavírus.

Orientações Unimed Ponta Grossa
Acesse as informações mais importantes sobre o novo coronavírus,
o plano de saúde e os nossos serviços.

Cuidados com idosos e pacientes com doenças crônicas

As pessoas acima de 60 anos compõem o grupo mais vulnerável a contágio do novo coronavírus, estando sujeitas a evoluir para quadros mais graves da doença.

A principal recomendação é que os idosos permaneçam em resguardo dentro de casa. Junto a isso, outras medidas também podem ajudar, como:

Evitar contato físico com familiares (abraço, beijos, carinhos etc.)

Solicitar que familiares resolvam trâmites buracráticos e rotinas de supermercado e farmácia

Evitar utilizar o transporte público (se não for possível abrir mão do deslocamento, solicitar carona de familiares ou optar por táxi/carros de aplicativos)

Evitar a participação em clubes e grupos

Evitar frequentar igrejas e cultos religiosos

Evitar se expor a aglomerações e ambientes fechados

Sintomas, transmissão e prevenção


Quais são os principais sintomas do coronavírus?

O coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe.

Geralmente, é uma doença leve e moderada, mas alguns casos podem se agravar. Os sintomas mais comuns são:


Como ele é transmitido ?

A transmissão do vírus acontece de uma pessoa doente para outra por
contato próximo (cerca de dois metros), por meio de:


Como posso me proteger?

Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável; ou utilize a parte interna do braço (manga da blusa). Não utilize as mãos.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Lave-as sempre com água e sabão.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Siga a etiqueta respiratória.

Isolamento domiciliar


Confira as orientações sobre isolamento domiciliar.

Deve ser individual, se possível em um quarto com banheiro (exceto menores de idade e incapazes)

Mantenha a porta do quarto sempre fechada. Procure abrir somente nas horas de fornecer alimentação. Dê preferência para copos, pratos e talheres descartáveis.

Lave as roupas de cama separadamente.

Utilize luvas para recolher roupa de cama ou lixo, coloque-os em sacos plásticos e feche-os em seguida.

O paciente isolado deve usar máscara cirúrgica e limpar o ambiente com soluções sanitizantes.

O banheiro deve ser limpo com água sanitária ou hipoclorito de sódio.

O paciente não deve ficar sozinho em casa, pois pode precisar de socorro caso haja piora do quadro. Se isso acontecer, ele deve ser levado para uma unidade de atendimento de urgência.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito a fim de facilitar o acesso às informações sobre o coronavírus (Covid-19), com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Também foi disponibilizado um número de WhatsApp para checagem de fake news. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando.

O número é (61) 99289-4640.

Para baixar o app:

Protocolo de convivência com pessoas do grupo de risco

Dormir em quartos separados

Se não for possível dormir em quartos separados, dormir em camas separadas

Utilizar banheiros diferentes e desinfetá-los com água sanitária

Não compartilhar talheres, pratos, copos, toalhas e outros objetos pessoais

Desinfete, diariamente, superfícies de alto contato

Lave roupas de cama e banho com mais frequência

Mantenha os ambientes sempre ventilados

Protocolos para entrar e sair de casa


Ao chegar em casa:

Tire os calçados antes de entrar

Não toque em nada antes de higienizar as mãos

Deixe bolsa, carteira, chaves e outros objetos em uma caixa logo na entrada

Higienize as patas do pet após voltar do passeio

Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas

Se não puder tomar banho, higienize bem todas as áreas do corpo que ficam expostas

Limpe óculos e celular


Ao sair de casa:

Prefira prender os cabelos e evitar usar acessórios, como brinco, anéis e relógio

Se estiver com gripe ou tosse, utilize máscara

Se possível, evite usar o transporte público

Tenha à mão lencinhos descartáveis

Pratique a etiqueta respiratória

Higienize as mãos imediatamente após tocar em cédulas de dinheiro ou moedas

Higienize as mãos após tocar superfícies ou objetos

Não toque o rosto sem higienizar as mãos

Mantenha distância de 1m a 2m das outras pessoas

Quando procurar o pronto atendimento do HGU

O Hospital Geral Unimed está seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O paciente deve ir até a unidade de urgência e emergência (PA) do HGU somente quando apresentar sinais e sintomas agravados do quadro gripal, como falta de ar, dificuldade para respirar ou febre acima de 37,8ºC.

Se você estiver com sintomas respiratórios leves, como coriza, tosse, garganta arranhando procure, primeiro, o seu médico de confiança.

A medida é para evitar que as pessoas com resfriados comuns, ou sintomas leves, circulem pelos ambientes hospitalares e se exponham sem necessidade.

Nos casos de não apresentar nenhum sintoma, ou sintomas leves, a recomendação é para que, se possível, o indivíduo permaneça em casa.


Horários de visita HGU

O HGU suspendeu os horários de visita para manter um atendimento seguro aos pacientes internados e profissionais que trabalham no hospital, e para prevenir o risco de contágio de infecções respiratórias e do novo coronavírus (Covid-19). A permanência de acompanhantes também está suspensa, exceto na maternidade e para idosos e crianças internados.

Laboratório Unimed


Conheça as outras unidades da rede de Laboratórios Unimed

Contamos com postos de coleta, distribuídos em bairros e locais-chave, para que você possa realizar os exames mais próximo de casa ou trabalho, diminuindo assim a concentração de pessoas na unidade matriz (Estrela).


Unidade Santa Paula

Atendimento suspenso.


Unidade Nova Rússia

Avenida D. Pedro II, 1096 (em frente à Igreja São Sebastião)

Segunda a sábado das 07:00 às 13:00


Unidade Oficinas

Atendimento suspenso.


Unidade Jardim Carvalho

Avenida Monteiro Lobato, 1153

Segunda a sábado das 07:00 às 13:00


Unidade Uvaranas

Rua General Carlos Cavalcanti, 3369 (próximo à escola Otacília Hasselman)

Segunda a sábado das 07:00 às 13:00


Unidade Carambeí

Rua da Campina, 165 (anexo ao Supermercado Rickli)

Segunda a sábado das 07:00 às 13:00


Unidade Castro

Rua XV de Novembro, 417 - Centro

Segunda a sábado das 07:00 às 13:00


Unidade Estrela (Matriz)

Rua Carlos Osternack, 173 (em frente ao HGU)

Segunda a sábado das 07:00 às 13:00


Resolva sem sair de casa


Antes de sair de casa, ligue pra gente

Se você está com dúvidas se deve ou não procurar o Pronto Atendimento do HGU no caso de sintomas gripais, entre em contato pelo (42) 3220-3965 e solicite orientação.

De segunda a sexta, das 8h às 20h. Fora desse horário, siga as instruções relacionadas aqui.


App Unimed Cliente PR

Evitar aglomeração de pessoas é uma das importantes formas de combater a proliferação do coronavírus.

Aproveite as funcionalidades do aplicativo Unimed Cliente PR para acessar nossos principais serviços sem sair de casa:

Pedido de liberação de guia

Acesso ao Guia Médico

Carteirinha virtual

Atualização de dados cadastrais

Solicitação de segunda via de carteirinha

E muito mais.


Segunda via de boleto e negociação

Para solicitar a segunda via do boleto bancário ou negociar mensalidades em atraso, entre em contato pelos números (42) 99923-0345 ou (42) 99849-2800.


Liberação de guia

Além de solicitar pelo app, casos especiais também podem ser encaminhados para contingencia.liberacao@unimedpg.com.br


Resultados online de exames

Caso tenha feito algum exame em qualquer unidade do Laboratório Unimed, ou no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), você pode conferir o resultado acessando*: unimedpg.com.br/exames

* utilize o login e senha entregues no momento do cadastro no guichê de atendimento


SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente

Para elogios, sugestões e reclamações sobre o plano de saúde e os serviços próprios da Unimed PG (HGU, Laboratório, CDU e Unimed Pleno).

0800 414 4554 (24 horas por dia)

0800 642 2009 (deficientes auditivos)

Ou clique aqui


Interesse em planos

Solicite um orçamento pelo www.unimedpg.com.br/planos ou entre em contato pelo (42) 3220-7001.


Ouvidoria

Quando você considerar que o retorno ou solução dados pelo SAC não foram satisfatórios (imprescindível protocolo de atendimento fornecido pelo SAC) ou para pedidos de reanálise quando a liberação de uma guia não foi autorizada.

Clientes corporativos - material de apoio

Preparamos alguns materiais de apoio para auxiliar as empresas clientes da Unimed Ponta Grossa a disseminar as orientações e informações entre os colaboradores. Faça o download gratuito dos materiais:

Notícias e comunicados

Redes Sociais

Nós publicamos, frequentemente, informações sobre qualidade de vida e bem-estar, orientações de saúde e comunicados institucionais.

Aproveite para nos acompanhar pelas nossas mídias sociais oficiais e ficar por dentro das notícias e novidades com credibilidade.



Voltar ao topo Menu