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CORONAVÍRUS(Covid-19)
Unimed Ponta Grossa


Para garantir a segurança da mamãe, do bebê e dos profissionais de saúde no atendimento durante o período de pandemia, o HGU traz as principais informações:

O plantão de obstetrícia está com atendimento normal, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O acolhimento é feito pelo Unimed 24 Horas, separado da entrada dos casos de sinais e sintomas gripais.

A disponibilidade do seu obstetra, para execução do parto, deve ser combinada diretamente com ele.

A disponibilidade médica não está contemplada na cobertura pelo plano de saúde.

Não está permitida a presença de fotógrafos.

Está autorizada a presença de apenas 01 (um) acompanhante e as visitas estão suspensas.

A presença de doulas está, temporariamente, suspensa.

Sinais e Sintomas Respiratórios

O paciente deve ir até a unidade de urgência e emergência (P.A.) do HGU quando apresentar sinais e sintomas agravados do quadro gripal, como falta de ar, dificuldade para respirar ou febre acima de 37,8℃.

O HGU estruturou recepção, triagem e atendimento de casos gripais específicos, em local anexo ao hospital, para que esses pacientes não sejam atendidos no mesmo fluxo dos demais pacientes.

Outras Urgências e Emergências

Para atendimentos de urgência e emergência que não estejam relacionados a quadros gripais, o paciente pode se dirigir ao Unimed 24 Horas (Pronto Atendimento) principal do HGU.

Unidade Covid

Desde março, o HGU conta com a Unidade Covid, exclusiva para atendimento de pacientes com sinais gripais e sintomas gripais. Com estrutura para dar suporte desde casos mais leves até os mais graves, a unidade também conta com profissionais capacitados e protegidos para oferecer atendimento ágil, humanizado e seguro aos pacientes.

O HGU suspendeu os horários de visita para manter um atendimento seguro aos pacientes internados e profissionais que trabalham no hospital, e para prevenir o risco de contágio de infecções respiratórias e do novo coronavírus (Covid-19).

A permanência de acompanhantes também está suspensa, exceto nos casos previstos em lei (gestantes, idosos e menores de idade).

As medidas preventivas estão sendo revisadas continuamente e podem sofrer alteração a qualquer momento. Caso isso aconteça, serão publicadas neste site.

Exames de Sorologia

O Laboratório Unimed incluiu, no portfólio de exames, os testes sorológicos para detecção do novo coronavírus (Covid-19).

Os testes são feitos a partir da amostra de sangue do paciente, que poderá fazer a coleta em qualquer uma das unidades do Laboratório Unimed.

São feitos quatro tipos de testes sorológicos:

1) teste rápido imunocromatográfico (IgM e IgG)
2) sorologia por ELISA (IgA e IgG)
3) sorologia por quimioluminescência (IgM e IgG)
4) sorologia por eletroquimioluminescência (anticorpos totais)-apenas em caráter particular

*válido somente para as unidades do Laboratório Unimed de Castro e da Vila Estrela (matriz – em frente ao HGU).

Horários alternativos

Você sabia que muitos exames não precisam de jejum para serem realizados?

Para evitar o acúmulo de pessoas nas salas de espera do laboratório, você pode optar por fazer exames no Laboratório Unimed em horários alternativos*.

Fale com uma das nossas atendentes pelo (42) 3220-3900 (menu 03) e verifique as possibilidades.

*válido somente para as unidades do Laboratório Unimed de Castro e da Vila Estrela (matriz – em frente ao HGU).

Conheça as outras unidades da rede de Laboratórios Unimed

Contamos com oito postos de coleta, distribuídos em bairros e locais-chave, para que você possa realizar os exames mais próximo de casa ou trabalho, diminuindo assim a concentração de pessoas na unidade matriz (Estrela).


Unidade Santa Paula

Rua Nicolau Kluppel Neto, 1564
Segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3220-3911


Unidade Nova Rússia

Avenida D. Pedro II, 1096
Segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3220-3905 e 3220-3906


Unidade Oficinas

Avenida Visconde de Mauá, 2323
Segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3220-3912


Unidade Jardim Carvalho

Avenida Monteiro Lobato, 1153
Segunda a sexta das 06:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3220-3913


Unidade Uvaranas

Rua Gen.Carlos Cavalcanti, 3369
Segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3220-3910


Unidade Carambeí

Rua da Campina, 165- Jardim Eldorado
Segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3231-1896 (RAMAL 2706)


Unidade Castro

Rua XV de Novembro, 417 - Centro
Segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Sábado das 07:00 as 13:00
(42) 3233-7370 (RAMAL 2705)


Unidade Estrela (Matriz)

Rua Carlos Osternack, nº173
Segunda a sexta das 06:00 às 18:00
Sábado das 07:00 as 12:00
(42) 3220-3904

App Unimed Cliente PR

Evitar aglomeração de pessoas é uma das importantes formas de combater a proliferação do coronavírus.

Aproveite as funcionalidades do aplicativo Unimed Cliente PR para acessar nossos principais serviços sem sair de casa:

Pedido de liberação de guia

Acesso ao Guia Médico

Carteirinha virtual

Atualização de dados cadastrais

Solicitação de segunda via de carteirinha

E muito mais.

Se você está com dúvidas se deve ou não procurar o Pronto Atendimento do HGU no caso de sintomas gripais, entre em contato pelo (42) 3220-3965 e solicite orientação.

(de segunda a sexta, das 8h às 18h. Fora desse horário, siga as instruções relacionadas aqui

A Unimed estruturou, via Unimed Fone*, uma central exclusiva para sanar as dúvidas sobre o novo coronavírus. O canal oferece orientação e apoio médico aos beneficiários, 24 horas por dia.

0800 723 3333
Unimed Fone

* verifique se o serviço está contemplado no contrato do seu plano de saúde

Caso tenha feito algum exame em qualquer unidade do Laboratório Unimed, ou no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), você pode conferir o resultado acessando*:unimedpg.com.br/exames

* utilize o login e senha entregues no momento do cadastro no guichê de atendimento

SAC-Serviço de Atendimento ao Cliente

Para elogios, sugestões e reclamações sobre o plano de saúde e os serviços próprios da Unimed PG (HGU,Laboratório, CDU e Unimed Pleno).

0800 414 4554
(24 horas por dia)
0800 642 2009
(deficientes auditivos)

Vendas de planos

(42) 3220-7001

Ouvidoria

Quando você considerar que o retorno ou solução dados pelo SAC não foram satisfatórios (imprescindível protocolo de atendimento fornecido pelo SAC) ou para pedidos de reanálise quando a liberação de uma guia não foi autorizada.

A Unimed Central e os Postos de Atendimento da Unimed Ponta Grossa na área de ação retomaram os atendimentos presenciais.

Para que os atendimentos sejam feitos de forma segura, as unidades adequaram a estrutura, seguindo as recomendações de contínuo de máscara e outras orientações sanitárias dos órgãos oficiais.

Orientamos que, sempre que possível, mantenham o distanciamento social e só saia de casa se realmente necessário. A Unimed oferece diversas alternativas à distância para serviços básicos.

Clique aqui e Resolva sem sair de casa

Beneficiário Unimed, ao apresentar sinais ou sintomas gripais, entre em contato com a Central de Monitoramento Domiciliar e solicite orientação.

(42) 3220-3965

De segunda a sexta, das 8h às 20h

Sábados, domingos e feriados das 12h às 18h

Sinais e Sintomas Gripais

Febre igual ou acima de 37,8º

Tosse

Faltar de ar

Dor no corpo

Ausência de olfato | paladar

A principal recomendação é que permaneçam em resguardo dentro de casa. Junto a isso, outras medidas também podem ajudar, como:

Evitar contato físico com familiares (abraços, beijos, carinhos etc.)

Solicitar que familiares resolvam trâmites burocráticos e rotinas de supermercado e farmácia

Evitar utilizar o transporte público (se não for possível abrir mão do deslocamento, solicitar carona de familiares ou optar por táxi/carros de aplicativos).

Evitar a participação em clubes e grupos.

Evitar frequentar igrejas e cultos religiosos.

Evitar se expor a aglomerações e ambientes fechados.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e cansaço.

Outros sintomas menos comuns e que podem afetar alguns pacientes incluem: dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato e erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.

Transmissão

A doença se espalha principalmente de pessoa para pessoa por pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expelidas quando uma pessoa com tosse, espirra ou fala.

Essas gotículas podem pousar em objetos e superfícies ao redor da pessoa, como mesas, maçanetas e corrimãos. As pessoas podem ser infectadas ao tocar nesses objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca.

Prevenção

Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.

Ao sair de casa, sempre utilize máscara e troque sempre que estiver úmida ou a cada duas horas.

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e as outras pessoas.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessas e fique em casa até melhorar.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Período de Incubação

Um período de incubação é o tempo entre ser infectado e o início dos sintomas da doença. As estimativas atuais sugerem que os sintomas da Covid-19 geralmente aparecem em cerca de cinco dias ou menos na maioria dos casos, mas o intervalo pode estar entre um e 14 dias.

Quando Procurar Atendimento

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local. As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição mais séria. Se possível, ligue previamente para o seu médico ou para o serviço de referência da sua região ou plano de saúde.

Exame

Orienta-se que o exame para Covid-19 seja feito, de preferência, com solicitação do médico, que vai levar em conta a história e o tempo de evolução da doença para indicar qual o exame mais indicado. É importante que o médico interprete o resultado do exame, pois o fato de ser negativo não confirma, necessariamente, ausência de doença.

Extraído de: Unimed do Brasil (https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/coronavirus-e-covid-19-perguntas-e-respostas)

Fonte: Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde

Saiba quais cuidados tomar no isolamento.

Deve ser individual, se possível em um quarto com banheiro (exceto menores de idade e incapazes)

Mantenha a porta do quarto sempre fechada. Procure abrir somente nas horas de fornecer alimentação. Dê preferência para copos, pratos e talheres descartáveis.

Lave as roupas de cama separadamente.

Utilize luvas para recolher roupa de cama ou lixo, coloque-os em sacos plásticos e feche-os em seguida.

O paciente isolado deve usar máscara cirúrgica e limpar o ambiente com soluções sanitizantes.

O banheiro deve ser limpo com água sanitária ou hipoclorito de sódio.

O paciente não deve ficar sozinho em casa, pois pode precisar de socorro caso haja piora do quadro. Se isso acontecer, ele deve ser levado para uma unidade de atendimento de urgência.

Caso identifique alguma situação em que os casos de isolamento social não estejam sendo cumpridos, comprometendo as orientações dos órgãos oficias, informe a prefeitura de Ponta Grossa.

Basta enviar foto ou vídeo e o endereço do local.

A denúncia é sigilosa.

(42) 99144-1290

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